Escola Estadual de Colinas tem programação semanal alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Tocantins

08.03.2023

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa quarta-feira, 8, a Escola Estadual Francisco Pereira Felício, em Colinas, promove diversas atividades entre os dia 7 e 10, que compõem a Semana de Combate à Violência contra a Mulher.

A iniciativa tem como objetivo promover uma reflexão sobre a necessidade da Lei Maria da Penha, a fim de formar adolescentes, jovens e adultos mais conscientes, além de fomentar a cultura da responsabilidade social.

Neste contexto, a escola em parceria com o Tribunal de Justiça realiza nesta terça-feira, 7, palestra  sobre “Combate à Violência Contra a Mulher” aos estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3º segmento, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Assim, a ideia é instigar toda a comunidade escolar, em especial as mulheres, para que busquem conhecimento e exerçam seus direitos. Ao mesmo tempo, pretende conscientizar os homens que determinadas atitudes praticadas por eles violam direitos podendo criminalizá-los.

Para a gestora da escola, Franciete Rodrigues de Castro Massari, as ações propostas são de extrema relevância. “Promover o debate de pautas femininas no espaço escolar é fundamental para que a evolução continue. Pois, mesmo diante de tantas conquistas, as desigualdades, os preconceitos e as violências permanecem. O desafio ainda é lutar para vencer a vulnerabilidade que insiste em marcar o gênero feminino”.

Conforme a estudante do 3º ano do ensino médio, Flávia Ferreira Alves, a palestra foi muito relevante. “Achei muito interessante e bem informativa, pois aprendi  sobre atitudes e comportamentos que podem ser considerados violência contra nós mulheres, e ainda onde podemos buscar ajuda psicológica e até mesmo denunciar os agressores”, relatou.

Programação Semana de Combate à Violência contra a Mulher

Na quarta-feira, 8, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a equipe multiprofissional da escola oferta aos estudantes do 1º ano do ensino médio um bate-papo motivacional  com dinâmicas reflexivas sobre autocuidado e autoestima, com o tema “Mulher, você é poesia!  

Já para a equipe pedagógica e administrativa da unidade, a gestão preparou um chá da tarde onde as servidoras serão homenageadas pelos papéis inspiradores que exercem dentro e fora do ambiente de trabalho.

Na sexta-feira, 10, já fechando a programação, a escola oferece aos estudantes do ensino médio a palestra “A Ascensão dos Direitos Femininos no Brasil e a Sua Condição”, a ser ministrada pelo advogado Dr. Raul Albuquerque, em parceria com as mulheres que exercem cargos de chefia na Educação, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro.

A intenção do momento é provocar uma reflexão e sensibilizar sobre as conquistas que tangem o mundo do trabalho e a quebra de tabus, quanto ao exercício de certos ofícios, a independência financeira e o alto grau de escolaridade. Além de pincelar os direitos garantidos na Constituição do Brasil de 1988, e outras importantes leis posteriores, como a Lei do Divórcio, (Lei nº 6.515), Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340 ), entre tantas outras conquistas.

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins