Escola estadual de Belo Horizonte realiza 2ª Mostra de Profissões

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

29.08.2019

Estudantes que têm o objetivo de ingressar no ensino superior, mas ainda estão em dúvida sobre qual curso escolher, terão a oportunidade de participar, no próximo dia 31 de agosto, da 2ª Mostra de Profissões da Escola Estadual Professor Ari da Franca, localizada na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitasneste link.

De acordo com o diretor da escola, Igor Rojas, a iniciativa tem o objetivo de abrir as portas da unidade escolar para que as instituições de ensino superior de Belo Horizonte e região levem aos alunos informações sobre cursos e sobre o mercado de trabalho, além de possibilitar momentos de aprendizagem e conhecimento sobre diversas profissões.

O evento é gratuito e podem participar não só os alunos da unidade escolar, mas também estudantes de outras escolas e quem se interessar pela iniciativa. As inscrições são feitas por este link.

Muitas possibilidades

Entre as dezenas de cursos a serem apresentados estão gastronomia, enfermagem, psicologia, medicina, direito e administração. “Cada instituição terá duas salas para apresentar cursos diferentes e em todas as apresentações é como se os alunos estivessem na primeira aula daquele curso. No de enfermagem, por exemplo, eles têm explicações sobre o corpo humano, sobre aferição de pressão e primeiros socorros”, contou o diretor.

Toda a estrutura da Mostra está organizada para que os participantes visitem cada sala, como se fosse um circuito. “Quem vier vai passar por todos os cursos, como se estivessem percorrendo um caminho dentro da escola. Isso é fundamental para que o estudante tenha acesso a todas as informações possíveis. Recebemos cerca de 800 pessoas na edição passada e estamos preparados, este ano, para receber até mais participantes”, afirmou Igor.

Além da apresentação de cursos, haverá oficinas e shows em parceria com artistas locais para o momento de interação e entretenimento dos participantes. “É um dia muito alegre e que traz também muita esperança, pois muitos estudantes da rede pública acreditam que o ensino superior é algo muito distante da realidade, mas não é. Por isso, trazer as instituições para dentro da escola e mostrar a eles tantas possibilidades, em um dia também recheado de atividades culturais, é uma forma de incentivo a continuar os estudos em uma faculdade ou universidade”, concluiu o diretor.

Serão mais de 20 instituições presentes, entre faculdades, centro universitários, universidades e escolas de idioma e informática, além de parceiros como Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que vai explicar sobre a carreira na corporação, e a Fundação João Pinheiro, que vai compartilhar as possiblidades por meio da administração pública.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 neste link e não há limite de vagas.