Escola Estadual de Almas promove Dia de Mobilização e Articulação do Projeto Político Pedagógico

Tocantins

18.02.2025

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, apresentou, nesta semana à comunidade escolar, o Projeto Político-Pedagógico (PPP), que foi reestruturado. Foram destacadas as estratégias voltadas para a melhoria da proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, nas avaliações internas e externas, buscando elevar os índices de aprendizagem e garantir um ensino de qualidade. O fortalecimento do protagonismo estudantil, também é um dos pontos relevantes do PPP da unidade de ensino

Conforme a gestora da unidade de ensino, Marizete Cardoso de Souza, o planejamento contempla ações direcionadas à prevenção e ao combate ao bullying, ao uso de drogas e à violência contra a mulher. Consolidando um plano de ação integrado e coerente com as demandas da escola e da comunidade local, o PPP traz ainda iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente e patrimônio escolar, a valorização da cultura local e o incentivo às práticas alimentares saudáveis,

"A participação ativa da comunidade escolar mostra que estamos no caminho certo, promovendo um ambiente de ensino cada vez mais inclusivo, participativo e inovador. Com isso, a escola reafirma sua missão de promover uma educação de qualidade, alinhada às diretrizes pedagógicas e às necessidades reais da comunidade”, enfatizou a diretora.

Laudiceia Silva Sousa Santos, representante dos pais no Grupo de Sistematização do PPP, falou sobre a importância da participação na revisão do documento e nas ações desenvolvidas pela escola. "A iniciativa de envolver os pais na construção do planejamento escolar é extremamente importante. Como mãe, sinto-me mais segura sabendo que posso contribuir com sugestões e acompanhar de perto a educação dos nossos filhos."

"Gostei muito do evento porque pudemos entender melhor como a escola funciona e como podemos participar mais das decisões. Foi bom ver que a nossa voz como alunos também é ouvida", relatou a estudante Lucilene Nogueira França

O professor Vinicius Rodrigues participou da discussão sobre as diretrizes na reestruturação do PPP para o ano de 2025. “Conseguimos alinhar estratégias para melhorar a aprendizagem dos alunos, especialmente em Português e Matemática. Além disso, o fortalecimento do protagonismo estudantil será essencial para a construção de uma escola mais democrática e participativa”, frisou.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins