Tocantins
17.09.2024A Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, de Almas, realizou nesta terça-feira, 17, um momento reflexivo e ilustrativo com o tema “Viver é sempre a melhor opção”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha de prevenção do suicídio.
O evento, que foi organizado pela Equipe Multiprofissional da unidade escolar, teve como objetivo oferecer aos estudantes uma escuta ativa e sem julgamentos, demonstrando empatia e disponibilidade para ajudar o próximo. Além de servir como lembrete de que a vida importa e sobre a necessidade de pedir ajuda.
De acordo com a diretora Ana Andreza, “é essencial que a escola seja um ambiente de confiança, respeito e acolhimento todos os meses do ano. A saúde mental das crianças e adolescentes precisa ser preservada e cuidada”, pontuou.
Para a orientadora educacional Flávia Rogéria, é necessário buscar compreender os desafios dos estudantes. “Incentivar os alunos a falarem sobre os sentimentos deles é fundamental para que eles consigam superar as dificuldades”, revelou.
O estudante Jean Carlos Nunes de Sousa afirma que ações como essa são essenciais para que os estudantes se sintam acolhidos e ouvidos no ambiente escolar. “Este momento foi especial para todos nós. Eu penso que é muito importante falar sobre a importância da vida”.
O estudante Glenison Júnior Campos acredita que é necessário incentivar os jovens a falar sobre seus sentimentos. “Esse momento reflexivo foi muito importante, ensinou muitas coisas para mim e meus colegas. Precisamos ouvir mais e prestar atenção aos sinais que podem ser um pedido de ajuda”.
Revisão Textual: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins