Escola Estadual de Almas promove ação de conscientização sobre o Outubro Rosa

Tocantins

10.10.2024

A Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, de Almas, realizou nesta quinta-feira, 10 um momento de acolhimento envolvendo estudantes, professores, servidores e comunidade escolar em alusão ao Outubro Rosa.

Com o intuito de levar mais informações para os estudantes e comunidade, a escola promoveu ações educativas para estimular o autocuidado e a saúde preventiva por meio de murais, banners, palestra e roda de conversa. Além disso, o evento contou também com um momento de apresentação musical e entrega de lembrancinhas relacionadas ao tema.

A campanha de conscientização é um movimento internacional, que acontece anualmente durante o mês de outubro, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

A diretora Ana Andreza revela que o tema deve ser debatido não apenas durante o mês de outubro, mas no ano todo. “A abertura para a discussão sobre o câncer de mama oferece uma oportunidade valiosa de educar os jovens sobre a importância da saúde, da prevenção e do autocuidado”.

De acordo com a Orientadora Educacional Flávia Rogéria, “ao conscientizar sobre o Outubro Rosa, as escolas podem abrir espaço para conversas sobre a importância do apoio emocional às pessoas que enfrentam essa batalha. Além disso, o Outubro Rosa é um movimento global que envolve a comunidade em ações de solidariedade”.

A estudante Isaura da Silva Ribeiro afirmou que as ações do Outubro Rosa são essenciais. “Foi um momento muito proveitoso e importante para conscientizar as mulheres e a comunidade escolar sobre a prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero e trazer uma reflexão sobre o autocuidado”. 

Para a estudante Maria Francisca Oliveira Sousa, o momento de acolhimento foi muito importante, principalmente por ter a mulher como foco principal. “Entendemos que a mulher necessita de apoio em relação ao câncer de mama, muitas são desinformadas sobre o assunto e a sociedade deve ajudar. A escola ultimamente está trazendo muitos palestrantes e acho muito importante, pois assim, aprimoramos nossos conhecimentos e entendemos muito mais sobre os assuntos tratados”.

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins