Escola Estadual Beira Rio realiza culminância de Eletiva que relaciona Língua Portuguesa, Tecnologia e Arte

Tocantins

15.12.2022

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

 

A culminância da Eletiva Tic-toc: TecnoLingu@gens, presente na grade curricular da Escola Estadual Beira Rio, ao considerar o protagonismo juvenil, envolveu os estudantes do 1º ano do ensino médio para além das atividades desenvolvidas em sala de aula. A ação oportunizou a produção de murais artísticos utilizando a técnica do grafite em diversos ambientes da escola. Na ocasião, os alunos foram auxiliados pela artista e grafiteira, Ludmilla Weber (Ludbird). 

A unidade curricular, idealizada e ministrada pela professora de artes e língua portuguesa, Gabriela Batista, teve como tema, ‘A tecnologia a nosso favor: a arte do momento’. De acordo com a educadora, o uso das mídias digitais no mundo contemporâneo possibilitou aos estudantes a visualização das manifestações artísticas como formas de expansão do repertório cultural, enriquecendo a escrita, a apreciação de artes visuais, sonoras e desenvolvendo olhar crítico frente aos assuntos da atualidade. 

Conforme a professora Gabriela, a disciplina foi recebida com bastante entusiasmo e teve o envolvimento dos alunos do início ao fim.  “Fiquei feliz em ministrar esta eletiva, pois percebi que despertou o interesse dos alunos em todas as atividades propostas. Foi muito gratificante. O interesse demonstrado pelos meus alunos e a disponibilidade da escola em colaborar com o necessário fez desta ação um sucesso. Além disso, os murais deram um ar alegre e chamam a atenção para ambientes que antes passavam despercebidos por todos”, relatou. 

O estudante Wanderson Clay Noberto Dias conta que a eletiva o fez enxergar o mundo com uma perspectiva mais otimista e que o incentivou a escrever, melhorando também a sua escrita. “Através dessa eletiva eu aprendi a fazer textos explicativos e escrever fanfics, gênero que gosto muito e onde deixo fluir minha criatividade”.  Já a aluna Ana Lucia Pereira Fernandes da Silva, de 16 anos, apreciou muito as atividades. “Gostei muito das aulas interativas com música, bate-papo entre a gente, também das aulas dinâmicas onde tivemos a oportunidade de fazer pinturas com spray e tinta”.

 

Edição: Núbia Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins