Escola Estadual aposta em feira que desperta o empreendedorismo nos estudantes

Mato Grosso

04.11.2022

A Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa, realizou a ‘1ª Mostra Científica Ativa Mente’, envolvendo estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. As apresentações para a comunidade escolar ocorreram nos três turnos, concentrando as disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática, os Itinerários Formativos - eletivas de Ciências da Natureza e Matemática, além do Projeto de Vida.

Segundo o coordenador pedagógico, Davi de Lima, os alunos foram avaliados e orientados pelos docentes desde o desenvolvimento dos roteiros dos projetos até as apresentações e na produção de banners.

“Foi um evento que despertou o espírito investigativo, científico, pesquisador e protagonista. Pensando o protagonismo dos estudantes e principalmente levar os estudantes a colocarem o conhecimento na prática, a mostra foi pertinente”, avalia Davi.

Os alunos desenvolveram 20 trabalhos de diversas áreas, experiências realizadas durante o terceiro bimestre como projetos em hidroponia, um transformador ressonante capaz de gerar tensão com simplicidade de construção, outro gerador que consegue converter diferentes formas de energia em fonte elétrica, reaproveitamento de alimentos, fabricação de sabão, entre outros.

Um dos destaques foi o trabalho desenvolvido pelos alunos do 1 Ano do Ensino Médio sobre empreendedorismo, com a produção de tapioca. Esse grupo ressaltou o protagonismo estudantil e uma visão clara de futuro”, finalizou o coordenador.