Escola Ernesto Alves inaugura salas de aula ao ar livre

Rio Grande do Sul

17.02.2022

De forma pioneira no Estado, a Escola Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, prepara uma surpresa para os alunos no início do ano letivo, que ocorre no dia 21 de fevereiro: foram inauguradas duas salas de aula ao ar livre. Localizados em uma área privilegiada do terreno da instituição de ensino, com árvores e natureza ao redor, os espaços abrigam 33 estudantes em cada sala e contam com quadro negro, bancos e área decorada.

A ação, que teve um investimento aproximado de R$ 14 mil, foi realizada pela Autonomia Financeira e contou com a participação do Círculo de Pais e Mestres (CPM) na mão de obra para construção do local.

Conforme a diretora, Janaína Venzon, responsável pelo projeto, a ideia é fazer com que os estudantes se sintam estimulados e possam adquirir conhecimento em espaços lúdicos e variados de forma prazerosa e envolvente.

“Queremos que os alunos tenham mais opções de locais para estudar e possam aprender de diferentes formas. Com as salas ao ar livre, novas atividades poderão ser exploradas e desenvolvidas. Isso contribuirá no desempenho e abrirá possibilidades de interação totalmente inovadoras”, explica.

A saída da rotina de uma sala de aula tradicional é vista com bons olhos, também, pelo professor de biologia Luís Ricardo Hart da Silva: “Acredito que todo espaço é uma oportunidade para o ensino-aprendizagem, tanto para os estudantes quanto para os professores. Conteúdos como ecologia, botânica e zoologia poderão ser vistos in loco e não só em slides”, destaca. 

De acordo com a professora do Projeto de Vida, Paula de Oliveira, o novo componente do Ensino Médio poderá ser desenvolvido nas salas ao ar livre e auxiliará o desenvolvimento de ações para que o estudante atinja seu objetivo na carreira. “Para isso, a troca de ambiente estimula a criatividade e o respeito ao meio ambiente”, comenta a educadora.

A direção da escola reforça a ideia de que cada professor poderá utilizar a sala de aula de forma criativa para desenvolver os componentes do currículo. Além disso, o espaço oportunizará experiências ao ar livre durante eventos como a Feira de Ciências escolar.