Escola ensina sustentabilidade construindo horta com garrafas pets

Tocantins

14.06.2022

Para continuar com as atividades ligadas ao meio ambiente, principalmente, a ações de sustentabilidade, os estudantes do Colégio Estadual de Itacajá, desenvolveram uma horta escolar, com a utilização de garrafas pets, cordas de lã, arames reutilizáveis e restos de materiais de construção. 

Denominado de Projeto de Horta Sustentável foi desenvolvido pelos estudantes da 3ª série do ensino médio. “Uma média de 70% dos nossos alunos residem na zona rural ,e, este ano,  o tema sustentabilidade foi abordado nas aulas de biologia e no projeto Trilhas de Aprofundamento. E como já desenvolvemos o projeto de limpeza do rio, trabalhamos o tema em sala de aula e daí surgiu a ideia de reciclar resíduos plásticos, então, montamos a horta sustentável”, explicou o professor Hugo Evangelista. 

Parte das sementes e do adubo utilizados na horta foram trazidos pelos alunos da zona rural e todos os estudantes contribuíram na montagem dos canteiros ou no plantio das mudas.  “A horta também proporciona mais opções de temperos e hortaliças para a escola, enriquecendo a alimentação escolar e ajudando a reduzir custos adicionais”, ressaltou  o professor Hugo. 

Durante as atividades alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente, a escola promoveu estudos e discussões com os alunos sobre conteúdos como preservação e sustentabilidade. “As aulas ministradas durante a semana teve o objetivo de mostrar aos alunos exemplos de preservacionismo e conservacionismo. Os estudantes aprenderam a plantar e a utilizar os recursos naturais e compreenderam sobre a importância do meio ambiente e o impacto na vida das pessoas”, comentou o professor Hugo. 

“Gostei muito de juntar as garrafas para esse projeto. Como já trabalhamos com a limpeza do rio, aproveitamos para recolher algo que poderíamos utilizar na construção da horta. E plantar as hortaliças nos proporcionará uma alimentação mais saudável, porque esta é rica em vitaminas e fibras”, frisou a estudante Sulamita Ivo dos Santos 17 anos. 

A estudante Ana Clara Ferreira de Souza também comentou as aprendizagens. “Como é algo diferente despertou a atenção dos estudantes. O professor nos deu a liberdade de escolher o que plantar e como fazer a adubação, levamos algumas experiências que já tínhamos em casa para o cultivo da horta e isso foi extraordinário. Podemos dizer que foi uma ação solidária, com troca de conhecimentos e muita aprendizagem”, afirmou Ana Clara. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins