Escola em Hortolândia promove sarau com participação de Orquestra de Viola Caipira

São Paulo

22.05.2019

Na Escola de Tempo Integral Professor José Claret Dionísio, as mais diversas formas artísticas são abraçadas por todas as disciplinas e ganham um dia especial no cotidiano escolar. Na última sexta-feira (17), grande parte das atividades preparadas durante os últimos meses foram apresentadas num sarau interativo, que contou com a participação de toda a comunidade.

Chamado de “Sabores e Saberes”, o evento teve sua segunda edição na escola, localizada em Hortolândia. A ideia do evento era produzir uma reunião de atividades multidisciplinares que estimulassem a autonomia dos alunos na criação artística. “No planejamento, solicitei que cada área do conhecimento desenvolvesse uma atividade diferenciada na área. Houve grande interação e os alunos demonstraram muita competência”, pontua Sidmar Cândido Gonçalves, diretor da E. E. Prof. José Claret Dionísio.

As apresentações aconteceram ao longo do dia e foram compostas por teatro, contração de histórias, declamação de poemas e também de crônicas próprias, feitas pelos alunos. Outro foco do sarau foi a música. Canções de composição própria, apresentações de dança e performances instrumentais dos alunos ganharam destaque entre os pais.

Para complementar o sarau, a Orquestra de Viola de Hortolândia foi convidada para acompanhar os alunos. Criada em 2009, ela representa a tradição caipira da cidade e tem o apoio de toda a comunidade. “A banda foi criada para levar um pouco da cultura sertaneja, que está ligada diretamente a história do povo e da cidade de Hortolândia. Essa apresentação representa o reconhecimento do trabalho realizado”,  explica Francisco Raimundo da Silva, secretário de Cultura, Esportes e Lazer do município.

O sarau “Sabores e Saberes” é uma atividade fixa da escola, e a terceira edição deve acontecer ainda em 2019.