Escola do Sertão lidera o ranking da primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Pernambuco

20.08.2020

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professora Célia Siqueira, de São José do Egito, situada no Sertão, lidera o ranking estadual das instituições públicas que mais classificaram estudantes para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Ao todo, 538 unidades de ensino de Pernambuco, entre públicas e privadas, inscreveram seus alunos, e 5.312 estudantes seguem na disputa, prevista para acontecer ainda neste ano. 

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan; a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ONC resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental. 

As provas, nas áreas de biologia, química, astronomia e física, aconteceram de forma online neste mês. Em Pernambuco, das 538 escolas inscritas, 386 são públicas (estaduais, municipais e federais) e 152 privadas, envolvendo 128 municípios. A ETE Célia Siqueira lidera o ranking com 75 classificados para a segunda fase. Em festa, o gestor da unidade de ensino, Niedson do Nascimento, contou como a escola atingiu esta marca. 

“O nosso professor de biologia Damião Lopes de Araújo mobilizou toda a escola para se inscrever. Foram campanhas nas redes sociais e diversos outros incentivos para os alunos participarem. Realizamos lives, criamos conteúdos, foi um grande trabalho de equipe mesmo. Estamos extremamente felizes com esse resultado, pois sabemos das dificuldades que existem no ensino remoto e do acesso à internet. O sentimento é de satisfação e agora vamos focar no título para o nosso Estado”, disse. 

“O que chamou a atenção da organização estadual foi que uma escola do Sertão se destacou entre tantas outras da capital, com mais acessos e recursos. Além disso, ficamos muito felizes também com o grande número de inscritos neste ano. Os estudantes de escolas públicas estão de parabéns por serem a maioria nesta Olimpíada. Estamos muito realizados com essa participação”, frisou Maria José de Filgueira Gomes, professora da UFRPE e coordenadora da Olimpíada Nacional de Ciências. 

Confira AQUI o resultado da ONC.