Pernambuco
03.10.2025Entre os dias 24 e 26 de setembro, aconteceu o XXI Encontro Nacional de Controle Interno, em Goiânia (GO). Durante o evento, a Escola Tomé Francisco da Silva, localizada no município de Quixaba, no Sertão do Pajeú, foi eleita a vencedora do projeto Estudantes em Movimento. Descrito como um espaço de construção coletiva, criatividade e participação cidadã, a iniciativa reuniu mais de 400 alunos da rede estadual de ensino de diferentes regiões.
O projeto Estudantes em Movimento é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O objetivo é incentivar a cidadania ativa, fortalecer a transparência e estimular práticas de auditoria cidadã nas escolas públicas.
A estudante Maíla Sabrina, do 3º ano da Escola Tomé Francisco da Silva, foi a responsável por discursar durante o evento em Goiânia. “Hoje eu só tenho a agradecer. Se eu pudesse resumir em um sentimento, seria, com certeza, a gratidão e a felicidade. Agradeço também em nome dos mais de 65 alunos que fizeram parte desse trabalho. Esse projeto representa uma vitória não apenas dos estudantes, mas de toda a comunidade escolar e local. Aprendemos o valor da liderança, da coletividade e do senso crítico. Quando agimos juntos, a gente faz acontecer. No nosso vocabulário não existe a palavra ‘impossível’”, disse.
O percurso formativo do Estudantes em Movimento foi estruturado em cinco etapas. Na primeira, alunos e professores participaram de atividades sobre ética, integridade e controle social. Em seguida, as equipes apresentaram o Grito de Garra, momento de criação de músicas, encenações e slogans para reforçar a identidade e o sentimento de pertencimento. No final do projeto, foi realizada uma Auditoria Cívica, onde os próprios jovens avaliaram a realidade de suas escolas, identificando potencialidades e fragilidades. Essa fase foi decisiva na pontuação e serviu de base para os desafios finais.
Durante o projeto, os estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva analisaram, em sua escola, certas necessidades para a unidade, entre elas, a falta de água para a escola. Após isso, os estudantes buscaram adequar uma solução para o problema, envolvendo a comunidade escolar, em união com a comunidade local e, assim, gerando recursos e solucionando o problema.
Na última etapa, os grupos elaboraram uma carta coletiva endereçada à SCGE, registrando reflexões sobre cidadania, integridade e participação social. Por fim, cada equipe apresentou em vídeo o desafio considerado prioritário para sua comunidade escolar.
“É com imensa alegria que celebramos essa conquista da Escola Tomé Francisco da Silva e de todos os estudantes que participaram do projeto Estudantes em Movimento. Essa iniciativa reafirma o papel da escola como espaço de formação cidadã, onde os jovens não apenas aprendem conteúdos, mas exercitam sua voz, seu protagonismo e a capacidade de transformar realidades. Ver estudantes avaliando suas próprias escolas, identificando desafios e propondo soluções é um sinal de que estamos construindo uma educação comprometida com a ética, a integridade e a participação social. Experiências como essa, fortalecem nossa rede e ampliam horizontes para os nossos jovens. É a primeira vez que Pernambuco participa do projeto e obter este resultado tão importante demonstra a garra e determinação dos estudantes de nosso estado”, parabenizou a secretária executiva, Cassiana Lima.
Ao incentivar o exercício da auditoria cidadã desde a juventude, o Estudantes em Movimento reforça o papel da escola como agente de transformação social e consolida uma cultura de participação que ultrapassa os muros escolares.