Escola Diva Lima inaugura Sala de Leitura diferenciada e homenageia educadora

Roraima

29.08.2019

Por: Marília Mesquita 
Fotos: Ascom/Seed
A Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima inaugurou nesta semana, a sala de leitura Maria do Socorro Mota Mendes, que foi professora da alfabetização. O evento contou com a participação dos pais, alunos e servidores da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

O espaço é amplo, moderno, diferenciado e aconchegante. A aluna Laura Maria, 14, destacou a importância do ambiente para a prática da leitura. “A sala de leitura é uma oportunidade muito boa para a gente ler, pois na hora do recreio é muito barulho e acaba nos atrapalhando. Mas agora, temos um espaço destinado para a leitura e que atrai muito!”, destacou a estudante.

Durante o discurso, a diretora do DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) Maria Aparecida de Oliveira destacou a importância da leitura para os estudantes.

 “Através dos livros nós podemos viajar para diversos lugares sem sair do lugar. É algo que mexe com a nossa imaginação, melhora a nossa escrita e o vocabulário, entre outros benefícios”, ressaltou Maria Aparecida.

A proposta do novo ambiente é estimular os estudantes a frequentar a sala, praticar a leitura e homenagear uma profissional que contribuiu com a educação. “É um espaço onde os alunos podem viajar através dos livros e aguçar o gosto pela leitura. Além de homenagear uma professora importantíssima para a alfabetização do Estado”, ressaltou a gestora da escola, Nádia dos Santos.

A gestão escolar disponibilizou uma sala de aula que não era utilizada para ser a sala de leitura da escola. A reforma ocorreu durante as férias escolares e contou com a participação dos funcionários da unidade de ensino e parceiros como o artista plástico Edinel Pereira. Todo o material utilizado foi reaproveitado como paletes, pneus, canos, caixotes, entre outros. Além disso, os livros foram doados pela comunidade escolar.

 “Buscamos esses materiais que seriam jogados no lixo e reaproveitamos. Além de deixar o ambiente mais bonito, estamos contribuindo com o meio ambiente e estimulando os alunos a terem esse cuidado com a natureza”, ressaltou a gestora.

A sala de leitura funciona na hora do intervalo, de segunda a sexta-feira, no período matutino e vespertino.  Além da leitura individual e coletiva, os estudantes poderão realizar reuniões, pesquisas em computadores, contação de histórias, entre outras atividades. O espaço também será destinado aos professores para realização de aulas diferenciadas.
 
A inauguração contou com apresentações culturais dos alunos, a participação do cantor local, Halisson Crystian, servidores da Seed e pais dos alunos. Além de amigas da homenageada.
 
HISTÓRICO- A professora Socorro teve uma intensa atuação profissional, centralizada em sua maior parte na área de educação infantil, alfabetização e administração escolar.
 
Teve vinculo profissional nas escolas: Pequeno Polegar, Princesa Isabel, Sementinha, Professora Diva Alves de Lima, Ayrton Senna, Nossa Senhora de Nazaré e Vitória Motta Cruz.
 
Socorro encerrou sua contribuição profissional em 2015, quando se aposentou. Após um longo tratamento de saúde, no dia 29 de junho faleceu.