‘Escola deve ser lugar de paz e desenvolvimento humano’, diz Roberta Barreto

Rio de Janeiro

15.04.2023

A secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, defendeu, neste sábado (15.04), que a escola deve ser um lugar de paz, acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento. Ao participar no Ciep 188 Mariano Flor Cavalcante, em Nova Iguaçu, de nova edição dos programas “Seeduc+Perto” e “RJ para Todos”, ela lembrou que “é na escola que vamos construir uma sociedade menos violenta e mais próspera”.

- A escola é lugar de transformação. É um portal da cidadania, uma extensão da casa de todos nós, e, por isso, precisamos cuidar dela. No chão da escola e através destes programas, trabalhamos para que o desenvolvimento humano seja uma constante. E que a escola também possa colaborar para garantir todos esses direitos básicos não apenas aos estudantes — disse a secretária, se referindo aos mais de 50 serviços oferecidos pelo “Seeduc+Perto” e “RJ para Todos”.

Na Baixada Fluminense, a secretária também lembrou das ações que estão sendo tomadas pelo governo estadual, com a participação das polícias e de integrantes das redes pública e privada de ensino, para aumentar a segurança nos colégios. E fez um apelo para que todos atuem com responsabilidade, inclusive nas redes sociais.

– O comitê criado pelo governador Cláudio Castro é integrado não apenas pelas forças de segurança do estado, como também pelas redes de educação pública e privada. É para, juntos, fazermos todos os protocolos, não só de segurança, mas também de acolhimento, porque muito do que acontece é também fruto de divulgação indevida nas redes sociais. Vamos ficar de olho nelas. Não propaguem aquilo que não for verdade, porque provoca pânico – lembrou Roberta Barreto.

Além da secretária, estiveram no Ciep 188 Mariano Flor Cavalcante a subsecretária Administrativa da Seeduc, Erika Rangel, e o superintendente de Gestão de Pessoas, André Nogueira, além do subsecretário de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu, Bruno de Castro, e o presidente da Cruz Vermelha, Renato Muniz.

Sobre os programas ‘Seeduc+Perto’ e ‘RJ para Todos’

Mais de 50 serviços são oferecidos pelos dois programas do governo estadual para estudantes, pais e servidores. O programa “Seeduc + Perto” tira dúvidas e agiliza processos de emissão de certificados, de transporte escolar, de mudança de horário de professores e de aposentadorias, entre outros. Já o “RJ para Todos” atende questões ligadas à saúde, assistência social, empregos e fornece dicas de cultura e lazer, em uma ação em parceria com a Secretaria de Governo e a Cedae. 

Neste sábado, mais de 500 atendimentos de direitos fundamentais, documentação básica e vida funcional do servidor de Educação foram realizados durante a ação integrada.

 Foto: Jean Barreto/Seeduc-RJ