Secretraia da Educação do ES
26.11.2020A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Francisco Freitas Lima, localizada em Vila Velha, elaborou uma atividade inovadora para o Programa Circuitos de Gestão. Além das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), os professores de Matemática do Ensino Médio desenvolveram uma aula prática presencial, por meio de jogos educativos.
O professor Daniel Caxias e as professoras Elaine Schulte e Thais Favato abordaram os seguintes conteúdos: números primos, múltiplos, divisores, frações, potenciação, radiciação, dobro e triplo (conjuntos numéricos), gráfico de uma função do 1º grau e ângulos (geometria). Para realizar a atividade, os estudantes foram divididos em grupos, respeitando todos os protocolos de distanciamento, para que resolvessem a atividade proposta, que foi executada em forma de cálculos matemáticos, respondendo verdadeiro ou falso, com afirmações apresentadas pelos professores em um tempo estipulado.
O objetivo da atividade foi proporcionar um momento de competição entre os alunos, resgatando, assim, o conteúdo abordado em outras etapas de ensino e, consequentemente, fortalecendo a autoestima de cada aluno. Eles receberam positivamente a proposta de atividade, que visou a reforçar o conteúdo de matemática básica em uma perspectiva mais dinâmica. Os estudantes foram motivados a participar com interação e organização, de forma ativa e recíproca junto aos professores, a fim de desenvolver e fixar de maneira eficaz o conteúdo apresentado. Os alunos participantes foram contemplados com um certificado emitido pela escola como forma de incentivo.
Na opinião do diretor Guilherme Gabler Cazeli, “as ações do Circuitos de Gestão estão acontecendo de forma assertiva na unidade escolar, impulsionando ainda mais o processo de ensino-aprendizagem dos alunos”. Guilherme Cazeli lembrou ainda que a área de Linguagens está concluindo a elaboração de uma revista, outra ação do Programa Jovem de Futuro.
Circuitos de Gestão
A metodologia do Circuitos de Gestão nas escolas de Ensino Médio é composta por uma sequência de ciclos, com as etapas de planejamento, execução, avaliação de resultados e correção de rota, sempre considerando as realidades locais e adaptando as etapas junto com a Secretaria da Educação (Sedu). O foco é a melhoria da aprendizagem dos estudantes e a permanência na escola. Atualmente, Circuito de Gestão é desenvolvido em todas as escolas de Ensino Médio da Rede e impacta diretamente quase 100 mil Estudantes do Ensino Médio no Espírito Santo.