Escola de Tocantinópolis promove gincana da Matemática

Tocantins

30.05.2022

A equipe da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro promoveu uma gincana de Matemática denominada II Gincalculando, com o objetivo de motivar aprendizagens sobre questões de matemática e suas competências. 

Participaram das atividades os estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental e  foram convidados representantes da comunidade, da instituição de ensino e da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis para compor o grupo de jurados. Estiveram presentes na ação cerca de 260 pessoas. 

A iniciativa foi realizada com a finalidade de promover momentos de aprendizagens  de forma interativa  utilizando desafios e questões que exigem o raciocínio lógico. 

A gincana da Matemática foi organizada pelos professores Claudir Aguiar de Oliveira, João Batista, Adriana Paixão e a coordenadora pedagógica, Natália Oliveira. “O primeiro Gincalculando aconteceu em 2019 e foi um sucesso. Não poderia ser diferente este ano, já que muitas atividades dessa magnitude não puderam acontecer devido à pandemia da covid-19. Acredito que os estudantes ansiavam por esse momento, por uma atividade na qual eles pudessem interagir de forma lúdica, interativa, por meio de desafios lógicos sobre os principais conceitos de Matemática, envolvendo todos os estudantes e promovendo uma aprendizagem significativa”, explicou o professor Claudir. 

“Essa atividade foi muito divertida, um dia de alegria, com disputas entre equipes e muita diversão. O evento estava bem organizado e as atividades e desafios foram diversificados. Foi uma atividade que envolveu o trabalho em equipe, promoveu entretenimento e aprendizagem. Podemos dizer que essa foi uma das melhores experiências que vivemos na escola neste ano”, comentou a estudante Adriana Danielly Brandão Ferreira, 13 anos.

Josélia de Lima / Governo do Tocantins