Tocantins
21.10.2024Inovando nas aulas de história, o Colégio Estadual Dom Orione realizou a exposição Roma em Miniatura, na última sexta-feira, 18, em Tocantinópolis. Os estudantes das quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio produziram maquetes retratando aspectos da Roma Antiga. O encerramento do projeto envolveu cerca de 400 participantes entre alunos, servidores da unidade escolar e convidados.
Para chegar à exposição, o Colégio Dom Orione promoveu o estudo da temática Roma Antiga durante as aulas de história, proporcionando o desenvolvimento das habilidades criativas, com o estudo da cultura, arquitetura e a organização social desta antiga e importante civilização.
Os visitantes da exposição puderam apreciar reproduções de monumentos como o Coliseu e o Fórum Romano. Os estudantes também apresentaram a história e a função das construções romanas.
O projeto foi coordenado pela professora de história, Amanda Cristina. Segundo ela, a iniciativa proporcionou aos estudantes uma maneira diferente de aprender sobre o passado, conectando o conteúdo teórico com a prática artística e histórica.
"A exposição foi uma excelente oportunidade para os estudantes aprofundarem e aprenderem os conhecimentos sobre a Roma Antiga de maneira investigativa e artística ao construir miniaturas de monumentos desse período histórico. Eles não só estudaram a história, mas também vivenciaram o processo de construção que marcou a época", relatou.
Para a estudante Lara Vitória Alves Castro, participar do projeto permitiu ampliar os conhecimentos sobre história e fortaleceu o trabalho em equipe entre os educandos.
“Foi uma experiência incrível. Trabalhar em grupo para criar a maquete do Coliseu me permitiu aprender muito sobre a história e a arquitetura desse monumento tão icônico. A pesquisa foi muito enriquecedora, e eu gostei bastante de descobrir detalhes. Foi muito divertido e desafiador, pois tivemos a oportunidade de compartilhar nosso aprendizado. Com certeza, foi um dos melhores projetos que já participei”, contou.
A estudante Giovana Rodrigues Araújo enfatizou que aprender de forma lúdica incentiva a participação nas ações propostas pela unidade escolar. “Achei muito divertido e interessante. Uma das coisas mais legais foi ver trabalhos de outras turmas e ver o quanto foram criativos”, disse.
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins