“Escola de tempo integral oportuniza ao estudante momentos de partilha, convívio e aprendizado”, diz professora da Escola do Novo Saber

Amapá

16.02.2022

Estratégia lançada pelo Governo do Amapá desde 2017, as Escolas do Novo Saber, de tempo integral, contam com 31 estabelecimentos de ensino espalhados nos 16 municípios do Estado. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) separou o relato de quatro professores que atuam nas Escolas do Novo Saber e que vão ajudar na escolha dessa modalidade de ensino.

Por que matricular seu filho em uma escola do Novo Saber?

De acordo com a professora de Língua Portuguesa da Escola do Novo Saber Maria do Carmo Viana (Macapá-AP), Sânzia Fernandes, é preciso convidar os pais e responsáveis a conhecer as propostas advindas desse modelo de ensino para que se sintam mais à vontade quando tiverem que escolher onde matricular seus filhos. Para ela, as vantagens de uma escola de tempo integral são muitas.

“A escola de tempo integral oportuniza ao estudante momentos de partilha, convívio e aprendizado. Nas escolas do Novo Saber o estudante tem a oportunidade de escolher projetos em que ele tenha a intenção de participar, além de usufruir de toda a infraestrutura para as disciplinas eletivas e práticas laboratoriais”, comentou a professora.

 

O diferencial de um estudante de escola do Novo Saber

O professor de educação física, Bruno Castro, também da escola Maria do Carmo Viana, acredita que durante sua formação numa escola de tempo integral, o estudante se vê como protagonista do próprio caminho acadêmico, ao passo que os professores se enxergam como condutores e auxiliares dessa história.

“O nosso foco principal é ajudar os estudantes a tomarem iniciativas individuais dentro dos projetos que a gente pode proporcionar. Quem vai decidir em qual área quer se aprofundar e quais outras habilidades quer desenvolver, são eles. Nisso, a gente percebe que eles vão cada vez mais se tornando protagonistas das suas vidas, dentro e fora da escola”, contou o educador.

 

Sobre as disciplinas eletivas da escola do Novo Saber

As eletivas fazem parte dos itinerários formativos do novo ensino médio e trabalham através de projetos, a interdisciplinaridade de matérias diferentes, como língua inglesa e química, semestralmente. A professora Rosimary Pantoja, da escola do Novo Saber Tiradentes, em Macapá, que já comandou uma eletiva, explica que o objetivo principal dessa disciplina é que os alunos se apropriem dos assuntos e possam apresentar no final do processo, tudo o que foi feito durante o projeto.

“No final do semestre quando os alunos apresentam para as demais turmas o que foi feito no projeto percebemos que eles conseguem absorver o conteúdo de uma maneira informal e satisfatória, além de desenvolver outras habilidades no meio do processo”, relatou a professora.

 

Sobre as práticas experimentais das escolas do Novo Saber

A professora de química da Escola do Novo Saber Tiradentes (Macapá - AP), Michelle Cabral, participa dessa metodologia de ensino desde o começo, ou seja, 2017. E explica como ocorre a disciplina de química no segmento das práticas experimentais.

“Costumo dizer que estudar química não é difícil, mas também não é fácil. As práticas experimentais revolucionaram o processo de ensino aprendizagem porque aproximam o estudante para a disciplina e ele desenvolve melhor o que antes era visto apenas de forma teórica. A gente consegue perceber essa mudança de interesse pela disciplina pós práticas experimentais”, disse Michele.

 

Matrícula no ensino médio integral

O período de matrículas para Escolas do Novo Saber já está disponível e nesse ano, a novidade é que em todos os municípios do Amapá você poderá encontrar uma.

Para saber mais sobre as matrículas, clique aqui.

 

Onde estão localizadas as Escolas do Novo Saber - Tempo Integral, no Amapá

Amapá: EE Vidal de Negreiros.

Calçoene: EE Juvenal Guimarães Teixeira.

Cutias do Araguari: EE Lourimar Simões Paes.

Ferreira Gomes: EE Profª Maria Iraci Tavares.

Itaubal: EE Wilson Hill de Araújo.

Laranjal do Jari: EE Profª Vanda Cabete.

Macapá: Colégio Amapaense, EE Tiradentes, EE Raimunda Virgolino, EE Maria do Carmo Viana, EE José Firmo, EE Jesus de Nazaré, EE Lucimar Amoras Del Castillo, EE Carmelita do Carmo, E. Quilombola Est. Daniel de Carvalho, EE Esther Virgolino, EE Bosque Amapá, EE Raimunda dos Passo, EE Jacinta Carvalho.

Mazagão: EE Dom Pedro I.

Oiapoque: EE Joaquim Nabuco.

Pracuúba: EE Ernesto Colares.

Pedra Branca do Amapari: EE Profª Maria Helena Cordeiro.

Porto Grande: EE Elias Trajano.

Santana: EE Alberto Santos Dumont, EE Augusto Antunes, EE Elizabeth Picanço Esteves.

Serra do Navio: EE Colônia de Água Branca.

Tartarugalzinho: EE São Tomé do Aporema.

Vitória do Jari: EE Munguba do Jari.

Por: Bárbara Ribeiro