Escola de Tempo Integral Itagiba Escobar lança podcast com participação dos alunos

Secretaria de Educação do ES

23.10.2019

Acompanhando as tendências digitais, o Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral (CEEFTI) Itagiba Escobar, em Cariacica, produz um podcast, no formato “mesa redonda” com temas presentes na vida dos adolescentes.

Já foram gravados três episódios pilotos do programa “Isso te assusta”, nos quais foram discutidos assuntos como a construção do espaço escolar, a importância da cultura produzida na periferia e a desigualdade social brasileira e seus impactos na educação. Antes da gravação do programa, os estudantes são orientados com uma pauta que inclui reportagens, vídeos, gráficos e artigos sobre o assunto que será discutido.

O professor de história Roberth Dias, que apresenta o podcast, relatou que a experiência tem sido um sucesso e gerado debates com reflexões surpreendentes por parte dos cinco estudantes que compõem o programa.

“Além de desenvolver habilidades acadêmicas, como interpretar gráficos e textos, por exemplo, o podcast é uma plataforma interessante para desenvolver habilidades socioemocionais, como o respeito, a opinião de outras pessoas e a exposição de ideias de forma clara, além de ser um momento de descontração e aproximação entre estudantes e professor e entre estudantes e a realidade onde estão inseridos”, disse o professor.