Escola recebe investimento de R$4,9 milhões para reforma e ampliação

Santa Catarina

08.06.2022

A semana começou com boas notícias para a comunidade escolar de São Ludgero. Nesta segunda-feira, 6, a gestora da EEB São Ludgero, Angelina Walter Sizenando, recebeu a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma e ampliação no prédio da unidade escolar. A obra, que vai beneficiar 1.378 estudantes matriculados na escola, vai ocorrer com investimento de R$ 4,9 milhões do Governo de Santa Catarina.

“Este grande investimento é uma entre tantas obras que a secretaria, com a coordenação do governador Carlos Moisés, entrega à comunidade escolar catarinense. Ao longo do tempo, o nível de ensino dos professores e a capacidade de aprendizado dos alunos seguiu evoluindo, enquanto a infraestrutura não acompanhou este avanço. Isso é que estamos corrigindo nesses últimos anos. É uma obra importante, em uma escola centenária e referência em toda a região Sul”, afirma o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

Com a ampliação, a EEB São Ludgero receberá cinco novas salas de aula, aumentando a capacidade de atendimento para até 1,6 mil estudantes. Ao todo, a obra representa a ampliação de 717,2 metros quadrados da área construída do prédio, que chegará a 4.489,71 metros quadrados no total.

Já a estrutura existente da escola passará por reforma completa, que inclui melhorias de acessibilidade, de toda a rede elétrica e sistema de iluminação e da rede hidrossanitária. Segundo a gestora da EEB São Ludgero, Angelina Walter Sizenando, o prédio foi construído pela comunidade local no início do século passado, e há 10 anos as obras de reforma e ampliação, tratadas como um “sonho”, eram aguardadas.

“Com uma alegria imensa recebemos a notícia do início das obras. É uma obra que oportunizará mais segurança, conforto e acessibilidade aos alunos, profissionais e todos que visitam a nossa escola. Será um presente não só para a comunidade escolar, mas para todo o município de São Ludgero. A alegria tomou conta dos alunos e pais no momento em que receberam a notícia!”, finaliza.

Presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o deputado Luiz Fernando Vampiro, ex-secretário de Estado da Educação, destacou os investimentos realizados na área nos últimos anos. “Pela primeira vez na história o Estado investiu 27% da receita líquida corrente na educação. Isso mostra que, em um curto espaço de tempo, nós teremos a melhor educação pública do Brasil. Fico muito feliz com essa entrega, que é de todo o grupo da educação, de todos vocês também”, completa.

O evento também foi acompanhado pelo deputado estadual Volnei Weber, pelo prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, vereadores e demais autoridades da região.

Atendimento ao Novo Ensino Médio

Ainda segundo a gestora da EEB São Ludgero, a ampliação vai garantir a instalação de novos laboratórios para atender estudantes do Novo Ensino Médio do município. Atualmente, para complementar as atividades pedagógicas dos professores, a escola possui laboratórios de tecnologia, Ciências da Natureza e Matemática. Ao longo de 2022, a unidade recebeu 25 computadores e 80 tablets para garantir mais atratividade ao ensino oferecido.

O prédio da escola é complementado por um auditório com capacidade para receber até 90 pessoas, uma biblioteca, refeitório, cozinha e um depósito para armazenamento de alimentos. Todos estes espaços receberão melhorias que, além dos 1.378 estudantes matriculados, vão beneficiar mais 106 profissionais que atuam na unidade, entre professores, servidores administrativos, profissionais de limpeza e alimentação, entre outros.

Estrutura esportiva

Atualmente, a EEB São Ludgero possui uma pista de atletismo, um campo de futebol, uma quadra poliesportiva e um ginásio, que também será contemplado com a reforma para garantir mais acessibilidade à comunidade.