Escola de Rio do Sono desenvolve projeto de estimulo à leitura

Tocantins

04.05.2022

Josélia de Lima / Governo do Tocantins

Professores e alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada no povoado Mansinha, em Rio do Sono, desenvolveu o projeto Viajando pelo mundo da leitura com diversas atividades para promover mais leituras e produção de textos. 

Esse projeto envolveu toda a equipe pedagógica da escola, com a preparação de um cantinho da leitura na biblioteca, com a organização de materiais como livros, gibis, revistas e as fichas de leitura. 

Participaram das atividades todos os estudantes matriculados do 4º ao 9º ano fundamental e do ensino médio. Como explicou a professora Maria Madalena Batista da Glória, coordenadora de área de Linguagens, a escola utilizou vídeos, clipes musicais e frases de renomados pensadores, como forma de motivar e atrair a atenção dos estudantes. 

Durante a culminância do projeto, os alunos apresentaram o resultado de suas pesquisas e estudos por meio de dramatizações, danças, jogos e exposição artística e foi destinado um tempo para as leituras livres e para a reescrita de histórias. A escola também utilizou outros meios para despertar o gosto pela leitura, como parlendas, roda de leituras, declamação de poesias e produções de textos. 

O objetivo da ação foi estimular o interesse pelos livros, pela leitura, e promover conhecimentos sobre os gêneros literários. E que os estudantes pudessem perceber as diversas possibilidades que um texto pode despertar na imaginação. Outra finalidade é melhorar a aprendizagem. 

“A leitura funciona como facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem e como meio de melhorar os resultados de aproveitamento, do rendimento escolar e da qualidade de vida das pessoas da comunidade”, frisou a coordenadora Madalena.

A estudante Lene Araújo, 14 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental falou sobre a sua participação no projeto. “A ação foi muito importante porque teve muitos livros bons e atividades diversas. Tenho uma expectativa de ler uns 20 livros durante o ano letivo, pois a leitura é muito importante para a nossa aprendizagem e desenvolvimento em todos os componentes curriculares”, contou.

A estudante Pollyane Batista, 16 anos, que cursa 2ª série do ensino médio também participou da iniciativa. “A leitura é essencial na vida dos estudantes. Através da leitura poderemos adquirir novos conhecimentos, novas linguagens e palavras”, frisou.