Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Rodolfo de Araújo ensina estudantes a empreender durante pandemia

Pernambuco

01.10.2020

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Luiz Rodolfo de Araújo Júnior realizou, durante o período de isolamento social, a Feira Virtual do Estudante Empreendedor para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um dos objetivos da atividade foi ressignificar a sala de aula no contexto escolar em período de pandemia, transformando-a em um espaço alinhado às realidades dos estudantes em relação ao mercado de trabalho. 

Os encontros virtuais entre professores, convidados especialistas em empreendedorismo e estudantes aconteceram por lives e reuniões. O projeto começou no final do mês de julho, quando a unidade de ensino sentiu a necessidade de capacitar alguns estudantes com habilidades e que poderiam abrir seus próprios negócios para se manter durante a pandemia. Cerca de 40 alunos participaram das atividades, e dez deles já estão empreendendo.

Um deles é o estudante Genildo Lima, que cursa o 9º ano na EJA. Ele recicla, há um ano, vasos de cerâmica para revender. Sua empresa, a Vasos de Cerâmica Artesanal, ganhou mais clientes depois das aulas do projeto da escola. “Antes eu não tinha tanta visão de mercado, não sabia como expandir meu negócio. E nas aulas online da escola eu entendi que é importante divulgar a minha marca nas redes sociais. Fiz um perfil no Instagram, criei um canal no Youtube, e hoje as vendas cresceram consideravelmente. Estou conseguindo até juntar dinheiro para comprar um carro e realizar entregas dos clientes”, conta o pequeno empreendedor. 

“A escola cumpriu a sua função neste período de isolamento, que foi contribuir para minimizar os impactos da pandemia nos estudantes. Muitos deles foram demitidos de seus empregos e encontraram no projeto uma solução para gerar renda. Agora, eles passam a ter mais autoconfiança e se sentem mais preparados para enfrentar essa crise. O nosso projeto continua por tempo indeterminado e ele é um dos selecionados para concorrer ao prêmio Ciência Jovem deste ano”, revelou Alessandra Albuquerque, chefe de secretaria da EREM.