Escola de Referência em Ensino Médio Jordão Emerenciano constrói horta hidropônica

Pernambuco

23.10.2019

eguindo a tendência e atendendo a necessidade de preservar o meio ambiente, manter uma alimentação saudável e longe de agrotóxicos mesmo com pouco tempo e espaço, a comunidade escolar da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Jordão Emerenciano, situada no bairro do Ibura, já colhe generosas safras de hortaliças na horta hidropônica construída há três meses na unidade de ensino. 

O projeto é do professor de biologia da escola, Ademilson Gomes, que há muito tempo tinha o sonho de implantar uma horta na escola. Mas, devido ao pouco espaço de terra que a EREM possui, o docente chegou a conclusão de que a melhor solução seria a hidroponia. A horta fica situada ao lado do refeitório. E é de lá que as merendeiras pegam as hortaliças para acrescentar merenda. Com três meses de funcionamento, o professor e os estudantes que participam do projeto já realizaram cerca de quatro colheitas. 

A horta ocupa cerca de 10m² e consiste em uma grande tubulação de cano PVC que, em formato de serpente, rodeando toda a área do espaço, distribui uma água com nutrientes como potássio, ferro, cálcio, entre outros, por meio de uma bomba d’água. A estrutura funciona quando um temporizador, programado para disparar de 15 em 15 minutos, aciona a bomba, que inicia o processo de irrigação das mudas plantadas em buracos nos canos. 

De lá, a escola colhe alface, coentro, cebolinho, pimenta, pimentão, salsa e tomate. E além de aprender todo o processo de cultivo, os estudantes passaram a enxergar o alimento que chega na mesa de forma diferente. “A gente começa a entender tudo melhor. Como devemos colocar as mudas, o que colocar na água, como cuidar caso haja fungos, como fazer a colheita de forma correta, como lavar as folhas. A maior lição disso tudo é comer algo sabendo que você contribui para que aquele alimento chegasse na sua mesa. É bem diferente de comprar. Ali tem o seu trabalho também, você sabe de todos os nutrientes que colocou na água e tem certeza que é saudável”, explicou a estudante Dayane Batista, do segundo ano do Ensino Médio. 

O estudante Alysom Paulo da Silva, do terceiro ano do Ensino Médio, está tão fascinado pela horta hidropônica, que já está reunindo os materiais para replicar o sistema em casa. “Eu tentei fazer no solo, mas o resultado não é tão rápido quanto o da hidroponia. Aqui, colhemos alface em 20 dias, diferente da horta de chão, que dura cerca de um mês para as folhas serem arrancadas. Agora estou com essa ideia de fazer na minha casa e estou comprando aos poucos os materiais. É fascinante ver como as plantas crescem, ter um contato direto com elas e aprender biologia de uma forma tão dinâmica. É muito prazeroso pra gente fazer a colheita, cuidar de cada folhinha daqui deste espaço”, disse o adolescente. 

“O projeto foi idealizado com o intuito de fazer os adolescentes se alimentarem de forma mais orgânica, mais sadia, e hoje eu vejo a produtividade ser suficiente para abastecer a merenda da escola. Sinto muito orgulho em ver que o projeto está chamando a atenção dos jovens, que eles estão interessados em aprender aqui para para fazer uma horta em casa, que o consumo de hortaliças aumentou muito nos pratos dos estudantes. Fico com a certeza de que plantei uma sementinha verde em cada um deles”, acrescentou o professor Ademilson.