Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Quintino Bocaiúva realiza quinta edição do Projeto Som e Movimento

Pernambuco

16.09.2019

A música ensina, amplia a oratória, desperta reflexões sobre identidades culturais, além de promover a consciência corporal e o cuidado com o corpo. Foi pensando nisso que a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Quintino Bocaiúva, localizada em Camocim de São Félix, realizou a quinta edição do Projeto Som e Movimento, que este ano trabalhou o tema “Passeio Cultural: Uma volta ao mundo em oito horas”. Além de danças brasileiras, a iniciativa mostrou também danças de países como Polinésia Francesa, Japão, Coreia do Sul, China, Argentina, México, Colômbia, Egito, Estados Unidos e Espanha. 

O Som e Movimento é um projeto interdisciplinar, que permite identificar textos de diferentes gêneros e as variedades linguísticas sociais, regionais e de registros; reconhecer as práticas corporais como elementos da identidade cultural dos povos e grupos; exercitar o equilíbrio e a coordenação motora;reconhecer e compreender fenômenos envolvendo interações e transformações químicas, através de paródias; e estabelecer conexões entre as características físicas dos sons: intensidade sonora, altura, timbre e nível de intensidade sonora. 

“Foi muito bom poder conhecer mais sobre a Coreia do Sul. O projeto não trabalha só com a disciplina de artes, mas com todas, onde todos os professores puderam ajudar, nos dar dicas e mostrar o caminho para nossas pesquisas. É um projeto magnífico”, disse o estudante do 3º ano C, Antônio Felipe. Já para Thiago Ferreira, do 2º ano, o projeto contribuiu muito para a união em sala de aula. “Foi uma experiência surreal. O Som e Movimento a cada ano se torna melhor, foi muito bom ver como cada turma se empenha para dar o seu melhor, se unir e aprender”, falou. 

O Som e Movimento também proporcionou aos estudantes aulas expositivas com conteúdos sobre os elementos da dança. “Foi uma grande festa para celebrar o dom de ouvir, cantar e dançar. É um projeto que olha para a música como uma grande fonte de conhecimento e expressão cultural e que faz parte do processo de sociabilidade e a construção da identidade dos povos ao redor do mundo”, ressaltou a professora de artes, Ivone Carvalho. “Se propõe a promover, junto aos estudantes, uma viagem multicultural ao redor do mundo, favorecendo aos mesmos uma oportunidade de conhecer os diferentes estilos musicais e culturais de todos os continentes, de uma forma didática pedagógica interdisciplinar”, completou a gestora da unidade de ensino, Eterilda Borba.