Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarina Maia dedica mês de outubro à poesia

Pernambuco

13.10.2020

No mês em que é comemorado o Dia Nacional da Poesia, celebrado no dia 31, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarina Maia, localizada em João Alfredo, realizou através da Biblioteca Joaquim Nabuco um mês inteiro dedicado a poesia. É o projeto “Outubro poético: A cada dia, uma nova poesia”, onde todos os dias um estudante recita uma poesia, autoral ou não. 

A ideia é espalhar poemas escolhidos e declamados por estudantes gravados em áudios curtos (podcasts) e enviados diariamente pelo Whatsapp. Ao final, dentre os poemas compartilhados durante o mês, dois serão reproduzidos num programa de rádio dominical, “Inez Duarte Conversando com Você”, transmitido na rádio Cultural FM,  uma forma diferente de espalhar a poesia, alcançando gente até onde possam chegar as ondas do rádio. 

O Projeto vem aproximando os estudantes a poesia, um gênero ligado à sensibilidade do escritor e do leitor, estimulando também a leitura poética, despertando o imaginário, as emoções e a subjetividade. O momento também promove um despertar sobre o gosto pela leitura instantes de introspecção e apreciação artística em meio às dores do momento atual. “Sentimos a necessidade de desenvolver um projeto que dê maior visibilidade à poesia, especialmente no mês em que se comemora o seu dia e num momento delicado em que a arte se faz mais necessária para nos ajudar a suportar as dores da vida”, pontua Luciana Duarte, coordenadora da biblioteca escolar. 

Para Kauany Maravilha, estudante do 1° ano A, o projeto tem tido muitos resultados positivos. “É um projeto muito legal, poder contribuir para levar mensagens de carinho para outras pessoas, principalmente nesse momento de pandemia é muito importante. Saber que o dia das pessoas ficou melhor depois de ouvir um poema me motiva muito, porque a poesia transforma e ela pode fazer do mundo um lugar mais feliz”.