Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cabo de Santo Agostinho adota a yoga como disciplina eletiva

Pernambuco

13.09.2019

Uma prática da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cabo de Santo Agostinho vem diminuindo os índices de ansiedade, depressão e estresse entre os estudantes. Há um ano e meio, a unidade de ensino abraçou a ideia da professora de Artes, Carmen Aguiar, e agora os adolescentes praticam yoga toda semana. O desejo antigo de ministrar as aulas para os alunos se transformou em disciplina eletiva e já colhe bons resultados na comunidade escolar. 

Carmen pratica yoga há mais de dez anos e conhece bem os benefícios da prática. Professora apaixonada pela sala de aula, ela se viu na obrigação de ajudar os estudantes que sofriam com ansiedade, falta de concentração, depressão entre outros males, que sempre eram potencializados com a tensão das semanas de provas e vestibulares. Sugeriu, então, a inserção da yoga na escola e o gestor da EREM, Emerson Alves, prontamente cedeu um espaço para a docente. 

“Eu sempre achei a carga horária muito puxada para esses meninos. Percebia muitos problemas emocionais neles e isso ia me preocupando. Aliei essa observação com a minha vontade de trazer algo que eu acredito de verdade, algo que eu amo e que mudou a minha vida. Eu fico muito feliz em ver a transformação na vida desses adolescentes por meio da yoga. Tenho ex-alunos que hoje estão multiplicando tudo o que aprenderam aqui em suas casas, com seus amigos, e alguns se profissionalizaram na área. O retorno que eles dão é sempre muito gratificante”, disse a professora. 

Exemplo de mudança na qualidade de vida é da estudante Samara Alves, do segundo ano do Ensino Médio. Diagnosticada há anos com arritmia cardíaca, a adolescente de 17 anos percebeu uma melhora significativa nas crises depois de adotar a yoga como uma prática diária. “Antes da yoga, eu era socorrida praticamente toda semana, passava muito mal quando me sentia pressionada ou ficava muito nervosa. E depois que eu entrei na eletiva da professora Carmen, aprendi a respirar, a confiar em mim e a me concentrar melhor. Estou há exatamente quatro meses sem crise alguma. E tudo o que aprendo aqui, pratico em casa todo dia”, contou. 

Julha Thainally, aluna do segundo ano do Ensino Médio da EREM, está na eletiva há um ano e garante que as aulas transformaram a sua rotina e o modo como se enxerga. “Eu era muito tímida e tinha muita vergonha do meu corpo, além de sofrer bastante com ansiedade. Hoje eu consigo socializar melhor com as pessoas, consigo me aceitar, respeitar meu tempo e admirar minhas qualidades. Essa eletiva me fez refletir muito as minhas atitudes como ser humano mesmo, e até a minha relação com a minha família melhorou”, disse.

Atualmente, a disciplina atende 35 alunos, e as aulas acontecem sempre às quartas-feiras, com duração de aproximadamente 50 minutos. “Nós lutamos muito para que a sala reservada para a prática de yoga fosse muito confortável, climatizada e aconchegante. E vem dando muito certo. A gente tem visto que a questão comportamental dos estudantes tem melhorado bastante. Eles estão bem mais concentrados, mais calmos e refletindo bem mais no tipo de postura que devem ter nos ambientes”, revelou Emerson.