Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Amaury de Medeiros ganha Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Pernambuco

06.11.2019

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Amaury de Medeiros, de Afogados, no Recife, vai receber um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) com ações permanentes na unidade de ensino a partir de 2020. O anúncio foi feito na última semana por integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da escola, durante uma roda de diálogos que abriu a programação do mês da Consciência Negra da EREM. 

A parceria entre unidade de ensino e UFPE visa criar um grupo de estudos sobre relações étnico-raciais permanente na escola, com o objetivo de fortalecer e discutir as políticas públicas de combate e enfrentamento ao racismo e o empoderamento negro com os estudantes e comunidade. A atividade contou com a participação de Ronnei Prado, mestrando da UFPE, João Monteiro, historiador e professor, e Raiany Evellyn, monitora do Neab da UFPE. 

Durante o encontro, os convidados falaram sobre o que é o Neab, a importância dele nas instituições de ensino e como ele atua em parceria com as comunidades. Até o final do ano, a EREM e a UFPE vão articular como funcionará o núcleo na escola e quais atividades serão realizadas. “Inicialmente a nossa proposta é ter encontros semanais com estudantes para falar sobre diversos assuntos relacionados ao racismo no nosso país. Esses espaços também serão abertos à comunidade. Os estudantes receberam a notícia com muita empolgação, visto que a maioria deles é negra e periférica, e tem a escola como referência e ponto de apoio para tudo”, conta Sandro Eloi, professor e idealizador da parceria.

Até o fim deste mês, a escola vai promover diversas atividades, como palestras, apresentações culturais e debates sobre a temática em alusão ao mês Consciência Negra.