Escola de Pracuúba é homenagem à memória de agricultor que levou educação para comunidade

No Amapá

11.01.2021

Por Valdeí Balieiro 


Preservar a história e homenagear aqueles que contribuíram de forma positiva para a educação, seja com feitos ou com grandes exemplos para a sociedade, também é compromisso do governo do Amapá.

Por isso, como forma de valorizar personalidades, a escola estadual Pedro Maciel Filho, localizada na comunidade do Cujubim, no município de Pracuúba, decidiu homenagear o seu patrono.

“É o reconhecimento pelo o que ele fez. Foi meu pai quem trouxe a educação para esta comunidade e é pra ele toda essa homenagem”, disse o filho do patrono da escola, o também agricultor Jacimo Dias Maciel, de 81 anos.

O patrono era carinhosamente conhecido como “Pedro Cacau”. Em sua luta para que a comunidade do Cujubim tivesse uma escola, ele chegou a ceder o próprio terreno para que fosse construída a unidade escolar.

Segundo a direção da escola, Pedro Maciel atuou incansavelmente na antiga Divisão de Educação da então Secretaria de Educação do Território Federal do Amapá, com o objetivo de trazer a educação para a comunidade de Cujubim.

“É importante a escola ter esse nome pois trata-se de um dos pioneiros em educação, principalmente na nossa comunidade. Então, estar presente nesse momento em que tornamos realidade o novo ambiente, e ainda homenageamos quem deu início a esse sonho, é um marco”, comenta a gestora.

“Conhecemos um pouco da história do senhor Pedro, e é muito importante saber que ele lutou muito para que nossa comunidade tivesse uma escola. Agora, esse novo prédio está muito lindo, porque antes era de madeira e algumas coisas já estavam velhas. Com certeza, isso nos motiva a querer voltar pra cá e estudar”, expressou Ayla Melo.

Para os familiares que acompanharam a cerimônia de entrega do novo prédio da unidade escolar, foi um momento de emoções e lembranças.

“Para nós, receber esse prédio novo, é uma felicidade imensa, porque meu pai acreditou que a educação é para todos. E, hoje, as crianças daqui podem ter onde estudar com mais tranquilidade”, finalizou Jacimo Maciel.