Escola de Palmas utiliza o circo e a fotografia para transmitir valores para a vida

Tocantins

13.11.2019

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Com o objetivo de promover a reflexão sobre a vida e trazer alegria e cores para a unidade escolar, a professora de artes, Karleane Rodrigues Ferreira, que leciona na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, em Palmas, está realizando o projeto Arte circense e fotografia.

Além de pesquisar sobre os personagens que compõem o circo e a sua evolução através dos tempos, os estudantes produziram figurinos, maquiagens artísticas e desfilaram na escola apresentando o seu potencial criativo. O projeto foi realizado, inicialmente, com as turmas das 1ª e 2ª séries.

Na próxima etapa, alunos das turmas de 3ª série farão suas apresentações. “Nesse trabalho, deixamos os estudantes à vontade para escolherem seus personagens. E eles foram responsáveis por suas caracterizações. Por meio dessa iniciativa, foram trabalhados a autoestima, o desenvolvimento de habilidades e a educação inclusiva, com a presença de estudantes com Síndrome de Down e com deficiência auditiva”, frisou a professora Karleane.

O projeto busca preservar, por meio da caracterização de personagens da arte circense, os conhecimentos próprios da linguagem artística, apoiada nos valores, influência das tecnologias e demais conhecimentos expressados por meio da fotografia.

“E para representar um personagem, os estudantes tiveram que estudá-lo para explicar o que representa e as transformações que passou ao longo do tempo. E também apresentamos a outra face do riso, com palhaços representados pelo cinema como o Coringa”, esclareceu Karleane. Os alunos esbanjaram a imaginação na produção e interpretação de personagens como mágicos, trapezistas, malabaristas, acróbatas, equilibristas, dançarinas, motoqueiros e os palhaços e suas diversas performances.

A estudante Jeovana Bringel Sousa e Silva representou um coelho que sai da cartola do mágico. “Foi uma aula diferente e descontraída, saímos da rotina e tivemos a oportunidade de usar a nossa criatividade na composição dos personagens”, frisou.

Joice Ferreira Alves e sua amiga Ligiane de Souza representaram as bailarinas que abrem os espetáculos. “Por meio desse projeto fiquei conhecendo os personagens que atuam nas apresentações circenses. Não sabia que poderia ter artes marciais, por isso, gostei muito do projeto”, afirmou.

“O Projeto de Arte realizado na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto trouxe momentos de aprendizagem, alegria e descontração entre os estudantes; uma forma diferenciada e integrada de aprender entre os jovens e professores”, enfatizou a diretora Márcia Eline Lima Kavalerski.