Escola de Ibirité promove palestras durante a Semana da Cultura de Prevenção de Acidentes

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

04.07.2019

A Semana de Cultura e Prevenção de Acidentes, prevista no calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), entre os dias 1º e 5 de julho, está recheada de atividades na Escola Estadual Pedro Evangelista Diniz, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A programação acontece no Teatro Municipal de Ibirité e inclui palestras sobre prevenção de acidentes no trânsito, no lar e no ambiente escolar, primeiros socorros, além da blitz educativa que será realizada no próximo sábado (6/7) para distribuição do material produzido pelos alunos.

Ao todo, cerca de 350 alunos participam das atividades no teatro, que contam com a parceria de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Samu, do órgão municipal responsável pelo trânsito local, Ibiritrans, e de especialistas em segurança do trabalho.

De acordo com o diretor da escola, Geraldo Magela, as atividades desta semana são a culminância do projeto pedagógico escrito pelos professores de Língua Portuguesa no início do segundo bimestre. A partir do planejamento, os educadores trabalharam com os estudantes, em sala de aula, diversos conteúdos ligados ao tema de prevenção de acidentes.

“Professores de todas as disciplinas desenvolveram atividades que envolveram fatos noticiados na mídia em geral para sensibilizar os alunos sobre a importância da prevenção de acidentes. A avaliação proposta foi a produção de vídeos, banners, panfletos e cartazes para serem exibidos na abertura das atividades desta semana e também distribuídos na blitz, que vai representar o encerramento das atividades”, explicou.

Semana de Cultura e Prevenção de Acidentes
Os cinco dias de atividades relacionadas ao tema foram incluídos no Calendário Escolar 2019 da SEE/MG para acontecerem entre os dias 1º e 5 de julho com o objetivo de disseminar no ambiente escolar a cultura de prevenção de acidentes nas escolas e no ambiente escolar. As unidades de ensino têm total autonomia para planejar e realizar as atividades de acordo com as suas especificidades e necessidades.