Escola de Gurupi tem 90% dos alunos concluintes do ensino médio aprovados em vestibulares

Escola Pública/ aprovação em vestibular alunos

01.02.2017

Josélia de Lima / Governo do Tocantins

A equipe do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, comemora o significativo número de alunos que foram aprovados em vestibulares ou que alcançaram vagas em faculdades por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esses alunos tiveram os seus nomes inscritos em um painel feito no muro da escola, como forma de valorização pelo esforço empenhado.

O segredo desse sucesso está na realização de projetos como “Dê um toque de Leitura”, por meio do qual, os estudantes leem livros da literatura clássica mundial e brasileira, interpretam, discutem em sala de aula. Depois, eles apresentam para a turma ou para a comunidade escolar em forma de teatro. E aí, entra outra iniciativa da escola que está dando sucesso, o Encenart.

O estudante Lucas dos Santos, 17 anos, foi aprovado em 1º lugar no curso de Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e a estudante Zaine de Souza Silva, 17 anos, foi aprovada no curso de Enfermagem pela Fundação Unirg. Os dois representaram na solenidade de Volta às Aulas, realizada na escola, na segunda-feira, 30, os personagens Fabiano e Sinhá Vitória, do Livro ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos.

“Essa escola oferece um excelente ensino. Todos os professores exercem muito bem o seu papel de forma organizada. O resultado está aí, ser uma instituição de ensino vencedora do Prêmio Gestão Escolar”, frisou Lucas.

“O projeto Encenart nos motiva a ler e a interagir”, contou a estudante Zaine. Esses projetos de promoção da leitura e da escrita estão sendo desenvolvidos pelas professoras Elizabeth Stefanello, Claudilene dos Santos e Geovânia Dias, de Língua Portuguesa.

O estudante Emerson da Cruz foi aprovado em Agronomia e vai estudar no Instituto Federal de Mato Grosso, (IFMT), a aluna Gabriela Martins vai cursar Farmácia pela Unirg e Matheus Henrique Nogueira começará a estudar Enfermagem na Unirg. Eles disseram que estavam felizes em passar direto nos cursos superiores e que estudaram os três anos do ensino médio no CEM Bom Jesus. “Uma escola pública de qualidade”, como eles classificaram a instituição de ensino.