Escola de Formação oferta diversos cursos gratuitos voltados para profissionais da rede estadual de ensino

Minas Gerais

14.09.2023

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), atualizou o Guia de cursos com inscrições e ministrados neste 2° semestre de 2023. Os conteúdos estão planejados com base nas necessidades dos profissionais da rede mineira de educação, atendendo ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a cada área e carreira. Por meio do Guia de Orientação das Formações é possível saber o período de inscrição, as turmas e cursos disponíveis. Há oportunidades ao longo de todo o semestre. O guia completo com todas as informações pode ser acessado neste link

Todos os cursos são em formato EAD (Educação a Distância), com o objetivo de alcançar públicos diversos, romper fronteiras geográficas e barreiras de tempo e espaço, para oportunizar a contínua atualização dos educadores da rede estadual mineira. A carga horária e ofertas de turmas variam de acordo com o curso. 

“Este é um importante instrumento que viabiliza o entendimento do profissional da educação de todo o escopo de formação que ele necessita. Ele consegue se organizar nas trilhas que estão montadas de maneira a se dedicar de forma mais assertiva e priorizar de acordo com o seu perfil quais as formações que ele deve realizar primeiro. Temos novidades neste segundo semestre a exemplo do curso do Reforço Escolar que já estamos montando a segunda turma”, explicou o diretor da Escola de Formação, Weynner Lopes Rodrigues.

Trilhas personalizadas ao educador

A Escola de Formação possui um vasto leque de oportunidades de cursos. Para que o servidor não fique perdido em meio a tantas opções, a instituição indica um caminho entre os conteúdos oferecidos, auxiliando o profissional na priorização e na escolha dos cursos que mais se adequa ao seu dia a dia de trabalho. Assim, cada segmento de carreira ganhou, ao menos, uma trilha personalizada. 

Cada Percurso, além da Trilha Formativa, apresenta a possibilidade de cursos isolados. Os educadores podem escolher entre conteúdos de vários segmentos de carreira, com base no que eles estão buscando. Há ainda a possibilidade de outras formações, com parceiros externos que oferecem cursos para profissionais da educação. No Guia constam todas as informações necessárias.

Inscrições

Atualmente há cerca de 30 cursos com inscrições abertas e os interessados devem clicar em cada opção para preencher o formulário. Cada curso possui um link específico para a inscrição. De acordo com a programação, há inscrições abertas e alguns cursos já estão sendo ministrados. 

Escola de Formação

Criada em 2011, a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais tem a finalidade de formar e capacitar os educadores, gestores e profissionais da SEE/MG nas diversas áreas do conhecimento e gestão, visando ao fortalecimento da capacidade de implementação das políticas públicas de educação. Além dos cursos, realiza seminários e outras estratégias de formação dos servidores. 

A Escola de Formação está sediada no Campus Gameleira em Belo Horizonte, e conta em seu espaço físico com a presença do Museu da Escola Professora Anna Maria Casasanta Peixoto, o Laboratório de Ciências Naturais Leopoldo Cathoud e a Biblioteca Bartolomeu Campos Queirós.