Escola de Conceição do Castelo utiliza laboratório virtual em aula de Física

Espirito Santo

08.03.2024

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado no município de Conceição do Castelo, promoveu, na quarta-feira (06), a atividade “Vetores”. O propósito da iniciativa foi desenvolver o conhecimento dos alunos sobre a disciplina de Física, com foco no uso da plataforma “PhET Colorado” como recurso digital.

No desenvolvimento da aula, a professora de Física Helena Scarpat da Silva Possebom utilizou o laboratório virtual para simular os conceitos em discussão. Os estudantes não apenas absorveram os conceitos teóricos, mas também interagiram de maneira prática e dinâmica, explorando o “PhET Colorado”. Essa abordagem não só aprofundou a compreensão dos temas, mas também incentivou o protagonismo dos alunos, proporcionando uma experiência educativa.

“A interação com o laboratório virtual foi uma prática positiva, pois facilitou a resolução de questões que envolvem operações com Vetores”, explicou Helena Scarpat.

Após explorar o laboratório com os colegas e com a orientação da professora, a estudante Ana Clara Fajoli Jubini destacou que a ação propiciou uma compreensão mais clara dos conceitos, potencializando as discussões e facilitando a assimilação do conteúdo. “A utilização do laboratório foi uma prática exitosa, pois a professora nos deu autonomia para que pudéssemos manipular e visualizar como os vetores se comportavam”, disse a aluna.

 

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital, por meio de metodologias inovadoras e do uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar. A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

 

Texto: Thiago Mozzer

 

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705