Tocantins
12.09.2025Os educadores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado desenvolveram um projeto denominado de Gindeb (gincana e Ideb), com o objetivo de preparar os estudantes para as avaliações do Sistema de Educação Básica (Saeb), e para o Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). Por meio de suas ações, a escola promoveu aulões, simulados de Matemática e de Língua Portuguesa. E o resultado está sendo positivo.
“O projeto tem como objetivo preparar os alunos de forma estratégica e motivadora para os desafios das avaliações externas”, explicou a professora Jordania Conceição de Souza, coordenadora da Área de Linguagens.
A iniciativa foi idealizada pela professora e coordenadora de Matemática, Dhébora Dayara, pelo professor Marcelo Gomes, de Língua Portuguesa, e é desenvolvida com o apoio da gestora da escola, Silvana Soares Belo, e da equipe pedagógica da escola.
“O Gindeb, sigla para gincana e Ideb, nasceu com o objetivo de transformar a preparação para as avaliações em algo leve, participativo e eficaz. A proposta é ensinar de forma estratégica e divertida, com foco nas habilidades em que os alunos apresentam mais dificuldade”, explicou a professora Dhébora.
A professora destacou as aprendizagens. “O reflexo desse trabalho já é visível. Estudantes que antes não participavam das atividades estão mais envolvidos, apresentando evolução nas notas, mais dedicados nas atividades e estão mais seguros ao apresentar trabalhos. É gratificante ver que a Matemática, muitas vezes vista como um componente curricular difícil, tem sido recebida de forma mais positiva e até agradável. Outro ponto é poder ouvir os depoimentos dos alunos, perceber o crescimento deles e também ver os pais reconhecendo o valor desse trabalho. Mas o maior combustível é, sem dúvida, acompanhar a evolução do aluno, saber que estamos construindo juntos uma parte da história e do futuro desses jovens. Mesmo que seja passo a passo, pouco a pouco, cada conquista mostra que vale a pena acreditar no processo”, afirmou a educadora Dhébora.
A estudante Alice Santos Braga disse que gostou dessas atividades. “Eu cito o aulão que nos ajudou muito a nos preparar melhor para as provas e também auxiliou os estudantes que apresentam timidez”, frisou.
O estudante Daniel Roberto de Oliveira Ramos ressaltou que é fundamental a preparação para as avaliações internas e externas.
Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins