Escola de Colinas do Tocantins promove atividades em comemoração do Dia Nacional do Livro Didático

Tocantins

27.02.2024

A equipe da Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins preparou uma programação especial de conscientização sobre a importância do Livro Didático, com foco na necessidade de conservar os materiais de estudos. A ação celebra o Dia Nacional do Livro Didático, comemorado nesta terça-feira, 27 de fevereiro. 

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos Aldean Abreu Martins Soares o objetivo é ressaltar a necessidade de cuidar melhor dos materiais didáticos. “Os estudantes participaram de palestras e produziram um vídeo sobre os principais cuidados com o livro. As palestras sensibilizam quanto ao valor financeiro e pedagógico dos livros e apresentam vários exemplos de atitudes que podem ser tomadas para que alunos assumam papel de cidadãos conscientes e responsáveis cuidando dos livros didáticos”, destacou. 

Entre as recomendações que os educadores passam para os estudantes estão o de encapar os livros, não rabiscar, não deixar molhar e guardá-los em locais adequados. Outra orientação é que os estudantes tenham um maior contato com os livros, para ampliar a leitura, a interpretação de textos e o conhecimento científico. 

“Para mim, o livro didático facilita o aprendizado por meio de textos, imagens e ilustrações. Também traz muitas ideias, experimentos e observações que facilitam a compreensão dos alunos. Devemos ser responsáveis e cuidar dele, para devolvê-lo no final do ano em perfeito estado de conservação”, explicou a estudante Isadora Simonsen de Oliveira Pinho, 12 anos, do 8º ano do ensino fundamental. 

O estudante Ályf Rodrigues Torres, 13 anos, da turma do 9º ano do ensino fundamental, comentou sobre a relevância das ações. “O livro didático é muito importante, pois ajuda os professores na metodologia de ensino e é nosso dever como aluno cuidar dos livros, pois não seremos os únicos a utilizá-los. Estes volumes que estamos usando têm uma validade de quatro anos”, frisou. 

O livro didático faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é um dos mais antigos programas voltados à distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias nas redes públicas de educação de todo o país. Uma realização do Ministério da Educação. 

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins