Escola de Colinas desenvolve projeto que aproxima crianças da cultura escrita

#Tocantins

30.09.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

O projeto ‘O nome próprio no contexto de reflexões sobre o sistema de escrita na educação infantil’, desenvolvido pela Escola Municipal Maria Pereira Guimarães, em Colinas, teve como objetivo aproximar as crianças de práticas educacionais mais dinâmicas e atrativas, relacionadas à escrita.

Para tanto, a metodologia propôs que fosse trabalhado com os 25 alunos do jardim II, no ano de 2019, a escrita do nome próprio de cada criança, a fim de compreender a importância e os parâmetros da formação da palavra, a partir de um processo de ensino aprendizagem que fosse interessante e familiar às crianças.

Através do relato de experiência produzido pelos professores, Divina Eterna; Cisele Ortiz, Ana Leide Rodrigues de Sena Góis, Sergio Marcos da Silva e Maria Aparecida dos Reis Gonçalves Silva, observou-se crianças, que pensam em tudo o que as cercam, que sabem dar suas opiniões e pontos de vistas, de forma bem expressiva, se interessam pelos temas abordados e desenvolvem as atividades com empenho. 

Percebeu-se também que é necessário ensinar e aprender de forma diferente, acreditando no potencial das crianças, nas inovações e possibilidades de novas conquistas, além de buscar aprimoramentos, fazendo com que as instituições de educação infantil elaborem projetos e planos de aprendizagem significativos para as crianças.

Este projeto foi um dos premiados pelo Selo ‘Quem Educa, Faz!’, iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançado no edital nº 001, publicado no Diário Oficial do Tocantins, sob o n° 5.360, de 17 de maio de 2019.

O Selo objetiva reconhecer iniciativas pedagógicas, em forma de relatos de experiência, que descrevam as ações exitosas desenvolvidas nas instituições públicas de ensino que se destacaram nas distintas etapas da educação básica, em 2019.

Confira a metodologia e o estudo na íntegra através do link abaixo:

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/escola-de-colinas-desenvolve-projeto-que-aproxima-criancas-da-cultura-escrita/5s4fvrpu7t6c