Secretaria de Estado da Educação do ES
22.08.2019O professor de Educação Física, Wilson Salume Marino, encontrou uma forma bem dinâmica de aplicação do conteúdo trabalhado em sala de aula sobre conhecimentos anatômicos. Visando à preparação para futuras carreiras biomédicas, o professor os levou os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, em Colatina a uma academia de ginástica.
Segundo o professor, durante as aulas foram discutidosos temas “Prisioneiros da vaidade: O corpo como vítima”, “Ginástica: Um método na escola” e “Ginástica: Uma maneira de disciplinar o corpo”. Com base no conteúdo estudado em sala de aula, os alunos puderam experimentar, na prática, os conhecimentos sobre a anatomia e o cuidado com o corpo.
Com a orientação de profissionais, os alunos elaboraramfichas de exercícios de musculação com variação de tipo de séries por grupo muscular, número de repetições e performance do movimento. “Quando os alunos colocam em prática o que aprendem na teoria, o conhecimento e satisfação supera as expectativas de simplesmente estudar. Podem compreender a aplicabilidade do conteúdo em suas vidas”, explicou o professor.
O estudante Kelvin Rodrigues estava entusiasmado com a atividade e com a nova forma das aulas de Educação Física. “Conhecer nosso corpo e as variações da ginástica dentro da escola, faz com que não sejamos influenciados negativamente por estereótipos pré-julgados”, disse.
Texto: Cícero Giuri