Escola de Colatina estimula o conhecimento científico durante aulas de Biologia

Secretaria de Estado da Educação do ES

16.05.2019

Os estudantes do Ensino Médio da escola de Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, observaram na prática o impacto de diferentes tipos de poluições no desenvolvimento das plantas. Sob orientação da professora Monique Perini, eles analisaram a germinação de sementes em diferentes aspectos, de acordo com a ação de diferentes agentes poluentes.

Monique destacou que experimentos práticos aguçam o conhecimento crítico e científico dos alunos. “Muitos conhecem o efeito negativo da poluição nos ecossistemas, mas não conseguem relacionar conceitos teóricos e práticos”, disse.

No Laboratório de Ciências, os alunos puderam analisar, por meio de experimentos com sementes, a germinação em algodão com uso de substâncias que frequentemente contaminam ambientes terrestres e aquáticos como óleos e detergentes.

“Participar de aulas assim é muito prazeroso, porque aprendemos na prática como ser um pesquisador, começando pela observação e formulação de uma hipótese até a real conclusão”, disse Handerson Taylor Strey, aluno da 1ª série do Ensino Médio.