Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE lidera ranking nacional das escolas públicas no Enem 2018

Pernambuco

19.06.2019

A Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE foi a mais bem colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 dentre as unidades da rede pública de todo o Brasil. O ranking foi divulgado nesta terça-feira (18), com base nos microdados publicados pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Pernambuco, considerando escolas públicas e privadas, a unidade de ensino ficou em terceiro lugar.

A escola tem 34 anos de funcionamento e, atualmente, atende cerca de 238 estudantes, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Para fazer parte da escola é necessário o estudante fazer uma avaliação prévia. No ano passado, a Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE aprovou 14 estudantes no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) no curso de medicina. Destes, sete com nota suficiente para passar sem cotas.

De acordo com a gestora da escola, Cristina Beltrão, o fruto desses resultados é a junção da qualificação do corpo docente e da participação familiar. “Esse reconhecimento nos coloca num lugar de muita responsabilidade. Nós temos que agradecer aos professores que sempre se propuseram a oferecer uma educação de qualidade e aos nossos estudantes que sempre são dedicados nas avaliações nacionais”, avaliou.

O cálculo da avaliação é feito considerando os resultados nas cinco áreas de conhecimento que compõem o exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação). Somando-se a nota média do grupo de alunos de cada escola nas provas objetivas ao resultado da redação e dividindo-se pelas cinco áreas, obtém-se a nota média geral.

A estudante Raquel Brasil, de 16 anos, está no 3º ano do ensino médio, mas estuda na escola desde o 6º. Para ela, a escola oferece toda ferramenta necessária para entrar em uma universidade ou no mercado de trabalho. “É uma experiência única e bem diferenciada estudar na Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE porque toda conquista adquirida aqui é por causa da união entre estudantes e professores. Não é fácil, mas a gente conseguiu conquistar aquilo que merecíamos”, salientou.

Vale destacar que Pernambuco tem a maior rede de educação em tempo integral do Brasil no ensino médio, ultrapassando a meta do Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2018, pernambuco obteve nota 4,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando a média nacional de 3,5.