Escola de Angico movimenta estudantes veteranos e novatos no acolhimento inicial do ano letivo

Tocantins

02.02.2024

O ano letivo no Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa, localizado no loteamento Chico Maior, em Angico, recepcionou seus estudantes, principalmente os que irão iniciar a segunda fase do ensino fundamental, com muita alegria, nos dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Esses estudantes estão com muitas expectativas em conhecer o novo ciclo, com diversos professores, além da implementação da escola em tempo integral.

Para tanto, o Colégio Dulce Coelho de Sousa programou uma semana de acolhimento incluindo na programação atividades como dinâmicas, gincanas, jogos, competições, danças, músicas, palestras motivacionais com psicóloga e momento de ginástica laboral com fisioterapeuta. 

Cada área de conhecimento pensou e organizou sua parte, que foi concluída de forma coletiva envolvendo todos os estudantes. Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, tudo para o acolhimento dos estudantes que tiveram um dia voltado para a realização de circuitos esportivos.

Os estudantes do ensino fundamental e médio conheceram o corpo docente, equipes diretivas, equipe multifuncional e coordenadores pedagógicos participaram efetivamente das ações. 

O professor de História, Hilton Reis, destaca a semana de acolhimento e integração como um sucesso. “Percebemos a empolgação de todos os estudantes nas atividades de recepção. As gincanas organizadas pelas áreas de conhecimento, além de trabalhar de forma interdisciplinar, inspiraram a criatividade e o trabalho em equipe. As atividades foram cuidadosamente planejadas para serem divertidas e educativas”, ponderou.

A estudante Débora Ferreira dos Santos, da 2ª série do ensino médio, avaliou o evento como positivo. “A gincana é um excelente projeto realizado pela escola, incentiva os alunos a comparecerem à escola e enturmar de forma educativa e divertida os que estão ingressando, mostrando que a escola é um ambiente agradável”, destacou a estudante. 

A diretora Karla de Sousa Soares considerou a ação uma excelente iniciativa da equipe escolar. “A sequência de atividades usando as metodologias ativas para acolher os estudantes nesse novo momento em que a escola está mudando de tempo parcial para tempo integral foi uma excelente iniciativa. A alegria e interação dos estudantes e da equipe de professores e coordenadores na realização da ação foram perceptíveis, além dos novos professores sendo recepcionados e demonstrando dedicação às atividades iniciais, o que foi muito positivo”, concluiu.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins