Escola de Alegre transforma alunos do Ensino Fundamental em ‘Pequenos Autores’

Secretaria da Educação do ES

09.12.2019

Durante o ano letivo de 2019, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Oscar de Almeida Gama, de Alegre, implementou o “Projeto Pequenos Autores”, com objetivo de despertar nos alunos do Ensino Fundamental I o interesse pela escrita e leitura. Pequenos textos de autoria dos próprios estudantes retratam a região da escola, as belezas naturais e a cultura do local, o meio ambiente, a preservação das nascentes e rios, o combate à poluição e muitos outros temas.

“O projeto desenvolve nos alunos as competências de ler e escrever e requer trabalho constante, comprometido com a melhor qualidade, capaz de competir com os inúmeros recursos da mídia e da comunicação. Que tal se a criança visse seu nome escrito na capa de um livro? E se esse livro fosse realmente escrito por ela? Esses questionamentos são comuns na rotina dos estudantes”, disse a professora Elizete Souza de Jesus.

As atividades que fazem parte do projeto propõem auxiliar a escola no seu compromisso de desenvolver as competências de leitura e de escrita. Para subsidiar a atividade, é apresentada uma metodologia de leitura e produção de pequenos textos copiados em cadernos disponibilizados pela escola. Assim, cada aluno escreve o seu texto e também reproduz os textos de seus colegas. A metodologia garante o acesso de todos aos textos.

Os textos escritos pelos alunos foram apresentados no final de novembro, com exibição de fotos e vídeos editados pelas professoras, sorteio de brindes e brincadeiras. “A ideia do ‘Projeto Pequeno Autores’ é uma forma de transformar as crianças em autores de uma obra própria. Uma iniciativa que a Professora Elizete Souza de Jesus tomou para promover a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nos anos iniciais”, afirmou o diretor da unidade, Paulo Eduardo Frinhani.