Escola da Serra incentiva combate à dengue por meio de Jogos Online

Secretaria de Estado da Educação do ES

09.05.2019

A tecnologia tem somado ao trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas da Rede Estadual, como na Escola Germano André Lube, Serra. Por lá, os alunos aprendem a disciplina de Ciências com o uso dos Chromebooks e, neste ano letivo, inclusive, eles têm tido o reforço ao ensino quanto à prevenção à febre amarela e ao combate à dengue, durante um Jogo Online.

A professora Raquel Bintencourt, que desenvolve as atividades junto a 200 alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental na Unidade de Ensino, destaca que a tecnologia dinamiza, atrai e potencializa o ensino. “Estes alunos são da era digital, por isso levar ao encontro deles ações como essa, com o uso da tecnologia, o que temos é a interação total com o conteúdo. Vê-los conversando com empolgação entre eles sobre o jogo e o conteúdo abordado é muito satisfatório”, disse.

Raquel explica que o jogo abrange uma etapa de todas as realizadas para passar o conteúdo durante as aulas de Ciências. “Trabalhamos, primeiramente, as atividades sobre a conscientização acerca da prevenção à dengue e à febre amarela com produção de cartazes e uso de livros em sala de aula e na biblioteca. Os Jogos Online dinamizaram o conteúdo, primeiro mostrando a prevenção com vacinas para a Febre Amarela e, na segunda fase, os alunos conseguiram eliminar focos da dengue, retirando lixos onde o mosquito Aedes aegypti pudesse se proliferar”, disse. A diretora da escola, Maria Amalha Teixeira Moreno, complementou: “a iniciativa trouxe mais protagonismo e motivação às aulas”.

A atividade está no contexto da Metodologia de Mediação Dialética (MMD) para o ensino – aprendizagem e das Metodologias Ativas, que complementam a aprendizagem dos alunos. Com os Crhomebooks, além do Google Sala de aula, a escola também utiliza o Google Formulários, etapa atual do projeto que, agora, reúne as informações acerca do que os estudantes aprenderam durante as atividades.


Texto: Geiza Ardiçon