Escola da rede estadual utiliza rádio para se comunicar com estudantes em tempo de pandemia

Tocantins

12.08.2020

Para quem pensa que escrever cartas e enviar para ser lida em programas de rádio é coisa do passado está completamente enganado, essa foi a forma encontrada pela equipe gestora da Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, do município de Paranã, para aproximar os estudantes da escola e levar informações sobre a Covid-19. 

Batizado de ‘Entre linhas: a distância que aproxima’, o projeto foi executado pelos professores e equipe gestora da unidade de ensino, que escreveram cartas para serem lidas na Rádio Cultura FM. Além das cartas, os profissionais gravaram mensagens motivacionais para os estudantes. 

A iniciativa ocorreu entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. Para os estudantes da zona rural, onde o sinal da emissora não alcança, as cartas foram entregues para as pessoas da comunidade que têm convívio com essas localidades e que vão à cidade, especialmente para realizar compras no comércio local. 

Conforme a gestora da unidade ensino, Ardely Bomfim Teles de Farias, a iniciativa visou manter o contato com os estudantes mesmo no período do isolamento social. “Nessas horas, precisamos nos reinventar, reconstruir pontes e nos ressignificar. As mensagens transmitidas por meio das cartas levam palavras de incentivo, de fé e esperança e é a nossa demonstração de carinho pelos estudantes”, frisou.

A professora Kary Christian Brandão destacou a principal proposta do projeto. “Essas atividades possibilitam a conexão com nossos alunos. Na carta aberta que escrevi para os meus alunos [cada turma teve um professor-anjo], falei da importância de todos se protegerem do vírus. Orientei-os sobre a importância do uso da máscara, de lavarem as mãos frequentemente e sobre o uso do álcool em gel”, destacou. 

O estudante Silas Emanuel Santos Limas, aluno, do 5º ano do ensino fundamental ouviu a carta pelo rádio e comentou como recebeu a iniciativa. “Ouvi a leitura da carta da professora Kary Christian e achei muito boa a iniciativa, pois as orientações que foram dadas foram muito importantes para o cuidado com a nossa saúde, sem contar que trouxe uma mensagem de esperança para nós”, ressaltou.