Escola da rede estadual do RN realiza cursinho gratuito para o Enem

ENEM

19.07.2019

Com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Escola Estadual Professor José Olavo do Vale (EEPJOV), localizada no munícipio de Macau (RN), realizou, no último dia 11, a aula inaugural do cursinho preparatório Pró-Enem 2019. A inciativa, que conta com o apoio da 6ª Diretoria Regional de Ensino (Direc), unidade gestora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), tem por objetivo preparar os alunos da escola e também aqueles que já concluíram o Ensino Médio a realizarem o Exame, que acontece no mês de novembro. 

Programadas para serem realizadas nos sábados dos meses de julho e agosto, na sede da escola, as aulas são ministradas gratuitamente por professores voluntários, que trabalham conteúdos com base nos componentes curriculares exigidos no Enem, como Redação, Língua Estrangeira, Ciências Humanas, Matemática, entre outros temas. No primeiro encontro, após a aula inaugural, realizado neste último sábado (13), o cursinho recebeu um total de 365 estudantes.

Ofertado pela primeira vez, a ideia de implantar um cursinho acessível aos alunos da rede pública partiu da inciativa de cinco professores da EEPJOV, Erikc Raniery, Paulo Ricardo, Jefferson Candido, Ducineia Gonçalves e Marcelo Fonseca. Com o apoio da gestão e equipe pedagógica da escola, os docentes reuniram um grupo de professores voluntários, que se disponibilizaram a ministrar as aulas. 

Avaliação 

De acordo com uma das professoras voluntárias da iniciativa, Patrícia Carolina, o projeto trata-se de um compromisso firmado pelos professores voluntários da EEPJOV, que identificaram um anseio dos estudantes em se prepararem para os exames avaliativos. 

“A Escola José Olavo abraçou o desafio de buscar fortalecer a qualidade do ensino-aprendizagem, oportunizando aos estudantes da rede pública uma forma de se preparar para um dos mais importantes Exames na vida do estudante, o Enem. Firmamos, dessa forma, o compromisso dos professores que de forma voluntária tomaram a iniciativa de realizar este projeto que aumenta as chances de acesso dos estudantes ao ensino superior”, aponta a professora. 

 Aula inaugural

Durante ao momento inaugural do cursinho, realizou-se uma Mesa de Diálogos com a presença da coordenadora pedagógica da 6ª Direc, a professora Neusine Marques, a diretora da Escola, Raimunda Soares, e as professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Priscila Do Vale e Márcia Meire, respectivamente, além de um professor representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).