Escola cria o projeto Vale Passeio e leva os estudantes ao cinema

Tocantins

01.12.2022

Como uma forma de sair da rotina escolar, estudantes do Colégio Estadual Cândido Figueira, de Figueirópolis, foram para o cinema por meio do projeto Vale Passeio. Essa atividade foi organizada por professores, com o objetivo ampliar o conhecimento sobre outras realidades e sobre aspectos culturais. Os alunos assistiram a um filme na sala de cinema do Sesc Senac, na cidade de Gurupi. 

Um dos professores responsáveis por essa iniciativa, Weliton Freitas Silva, que leciona Educação Física, ressaltou que esse projeto possibilitou uma maior integração e interação entre os estudantes. A escola promove o passeio duas vezes por ano. E os estudantes passam por um processo de seleção, sendo escolhidos dois de cada turma. E como critérios de seleção estão o desempenho disciplinar, comportamental, participação nas aulas e nas atividades propostas, respeito aos colegas e assiduidade. 

“Como resultado do projeto se espera que a participação e empenho dos alunos no decorrer das aulas em todas as disciplinas sejam melhores, o que consequentemente refletirá na melhoria dos índices educacionais da escola, levando assim ao possível aumento dos índices do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (SAETO) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Também se espera com a realização do mesmo que o índice de faltas, abandono e evasão diminuam no decorrer do ano letivo”, ressaltou o professor Weliton. 

O projeto também visa promover momentos de lazer, desenvolver atividades que envolvam agilidade, cooperação e atividade física.

A estudante Heloíse Costa Araújo ressaltou a satisfação de ter participado da viagem. “A educação é um dos principais pilares da vida. O estudo sempre estará presente em nossa vida. E o projeto Vale Passeio tem despertado o nosso interesse como aluno, em nos esforçar a cada atividade, com o objetivo de ser selecionado, e isso, gera benefícios diversos para o nosso aprendizado”, frisou.

O estudante Kayque Dantas de Souza destacou as aprendizagens. “Nesse passeio adquirimos novos conhecimentos. Esse projeto proporciona aos alunos a vontade de ser um aluno exemplar e com boas notas para poder conseguir participar do passeio. Eu participei duas vezes do projeto, me esforcei para ser selecionado. Esse projeto é uma inspiração aos outros alunos desejarem participar”, contou.

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado

Joselia de Lima/Governo do Estado