Escola classe no Itapoã começa a ser construída

Distrito Federal

18.01.2021

Governo está investindo R$ 8,3 milhões na unidade educacional para receber estudantes da região


img-responsiva

Foto: Adm. Itapoã/Ascom

O contrato foi assinado – no último dia 4 –, o terreno está sendo todo medido e os engenheiros fazem os últimos cálculos antes que as escavadeiras e os pedreiros cheguem. Começa dentro de poucos dias a construção da Escola Classe na quadra 203 do Dell Lago II, em Itapoã. Quando estiver pronta, ela vai abrigar 1,6 mil alunos da rede pública de ensino.

O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, afirma que a nova escola será um marco para a cidade de Itapoã, uma das mais carentes do Distrito Federal. “Nós vamos acompanhar essa obra de perto, vamos monitorar tudo, o andamento dos trabalhos, cada tijolo, cada parede que subir, para que a construção não sofra atrasos. O quanto antes a escola estiver pronta, melhor para que as crianças de Itapoã comecem a virar o jogo de suas vidas com a educação pública”, disse.

A estrutura da nova escola será composta por três pavimentos com 23 salas de aula. A infraestrutura também conta com espaços multiuso, biblioteca, laboratório, auditório, refeitório, parque, banheiros e quadra poliesportiva, entre outros.

O contrato prevê que a execução e a conclusão da obra ocorram em até 360 dias corridos. Dessa forma, a escola deve estar pronta para receber os estudantes em 2022.

No decorrer da construção, serão gerados de 50 a 80 empregos diretos e 50 indiretos.

O Governo do Distrito Federal constrói a escola com recursos liberados pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). O valor total é de R$ 8,3 milhões. A Secretaria de Educação firmou convênio com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e com a Terracap para realização da obra.

img-responsiva

Local de construção da escola | Foto: Adm. Itapoã/Ascom

A Coordenação Regional de Educação do Paranoá, que inclui o Itapoã, tem 36 unidades escolares e atende cerca de 27 mil estudantes. “Vamos divulgar e fortalecer as ações entre a Regional de Ensino do Paranoá e o GDF. Com essa obra, os estudantes da região não precisarão mais se deslocar até outra cidade para terem acesso ao ensino”, afirma o coordenador regional de ensino do Paranoá, Isac Aguiar.

Izidio Santos, presidente da Terracap, destaca Itapoã como uma cidade que tem recebido muito investimento do GDF, por todo seu histórico de ocupação desordenada e pela população carente. “O governo vai regularizar as ocupações habitacionais do Itapoã, beneficiando mais de 50 mil famílias, construir equipamentos públicos e, nós, enquanto agência de desenvolvimento, nos envolvemos no processo. Ter um espaço de qualidade para educação é princípio básico, estamos investindo no futuro das novas gerações”.

Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, a construção da nova escola é de grande relevância para a região. “Essa obra é de extrema importância para a Novacap, porque irá proporcionar melhorias na educação pública dos moradores do Itapoã”.

Thaís Rohrer – Ascom/SEEDF