Escola centenária é reinaugurada em Belém

Reforma

07.08.2019

 A instituição de ensino mais antiga do Pará, o Colégio Estadual Paes de Carvalho foi reinaugurado na noite de ontem pelo governador Helder Barbalho. A cerimônia contou com a presença de educadores, alunos e ex-alunos, e diversas autoridades que foram acompanhar de perto a entrega da escola. A reforma iniciou em 2017 com financiamento de R$ 2,5 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além de mais antigo com 178 anos de fundação, o Paes de Carvalho é também um dos maiores colégios públicos do estado e um dos principais símbolos do patrimônio histórico de Belém. Com 25 salas e diversos espaços pedagógicos e de convivência climatizados e reformados, o colégio possui ambientes históricos como salão nobre, sala de dança e ateliê de artes, além do famoso piano secular que, no passado, embalou as atividades pedagógicas musicais da instituição.

No ato de reinauguração o governador Helder Barbalho lembrou da importância educacional do Paes de Carvalho para a história do Pará. “Esse colégio é um símbolo de educação de sucesso para o nosso Estado, foi por aqui que passaram diversas lideranças, pessoas, que a partir do conhecimento lideraram esse Estado”, destacou o governador. Helder também falou das expectativas do governo em retomar uma política qualitativa de educação para os próximos anos. “Lamentavelmente, ao longo do tempo, a educação pública acabou se tornando uma política de baixa qualidade, mas estamos investindo para que as escolas sejam reestruturadas para que o ensino público possa formar pessoas com qualidade”, concluiu.

Reformas

O Paes de Carvalho é a 16ª escola reinaugurada este ano. Além destas, outras 105 passaram por manutenção preventiva e corretiva em mais de 3o municípios paraenses. Segundo a secretária de estado de educação, professora Leila Freire, a meta é entregar até dezembro deste ano, 150 unidades de ensino entre obras de manutenção, escolas novas, reforma e ampliação. “Queremos com essa entrega e todas as demais, mostrar que a escola pública pode ser pontos de luz na vida e no desenvolvimento de cada um dos nossos alunos”, disse a secretária.

A reinauguração teve diversos momentos emocionantes, entre eles as luzes coloridas da fachada do prédio que a partir de ontem ficarão acesas todas as noites. Outra ocasião de destaque foi a homenagem aos ex-alunos mais ilustres, entre os quais ex-governadores, membros dos poderes Legislativo e Judiciário e os que até hoje contribuem para a manutenção física da escola. Em nome de todos eles, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Milton Nobre, expressou o sentimento da comunidade cepeciana em ver o Paes de Carvalho totalmente reformado. “Esta noite é de honra e glória por estarmos aqui devolvendo a história do Pará expressada neste colégio. O conhecimento é o único patrimônio que ninguém pode nos tirar”, destacou.

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho assinou duas ordens de serviço autorizando o início das obras de reforma das Escolas Estaduais Visconde de Souza Franco e Avertano Rocha, no valor de R$ 2 milhões, cada. Na ocasião, a Receita Federal também formalizou o termo de doação à Seduc de um caminhão que ajudará no transporte de material e alimentação escolar ao interior do estado.