Escola Bilíngue Marly Maria conquista prêmio internacional com projeto voltado ao meio ambiente

Amapá

22.11.2021

Com o conto  Rita, uma tampinha no fundo do oceano, produzido por alunos do 4º ano, a Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva, no Conjunto Macapaba, conquistou o 1º lugar no concurso internacional FrancEcolab 2021 de Proteção dos Oceanos na categoria Fundamental 1. O conto mostra como um microplástico pode viajar por todo o mundo através das águas, caso seja descartado de forma irregular na natureza.

Para ler o conto, clique aqui!

O certame foi organizado pela Embaixada da França e pela  Fondation Tara Océan, em parceria com a  Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB).Como prêmio, a escola - que oferece ensino bilíngue em francês e português - recebeu da adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Hélène Ducret, R$6.625,00 em materiais pedagógicos. 

LEIA MAIS: Amapá inaugura a quarta escola do Brasil a lecionar disciplinas em português e francês

A cerimônia de premiação aconteceu nessa quinta-feira, 18, no prédio da instituição de ensino, durante visita da Embaixada Francesa ao estado. A participação no concurso foi idealizada pela Embaixada Francesa que forneceu à escola plataformas, seminários e cursos que pudessem auxiliar na confecção do projeto exigido pelo concurso, como explica a coordenadora linguística da Marly Maria, Ivonete Gomes.

“Quando eles trouxeram o planejamento do projeto e concurso, nós percebemos que seria viável produzir com nossos alunos um trabalho bem feito, porque nos disponibilizaram todas as ferramentas possíveis”, conta a coordenadora.

A aluna Esther Amador foi uma das participantes do projeto e contou como se sentiu por ter ganhado o concurso com seus colegas. 

"Fiquei muito feliz! Eu e meus colegas começamos a história e os desenhos lá em agosto e a gente não imaginava que podia ganhar em primeiro lugar”, disse a estudante. 

Sobre o concurso

O concurso FrancEcolab 2021 é uma iniciativa da Embaixada da França e a Fondation Tara Océan, em parceria com a  Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB), de instituições nacionais e internacionais – a exemplo da Unesco e do Pnuma –, e empresas da rede associada como L’Oréal Brasil e ENGIE. O objetivo do concurso é sensibilizar os jovens sobre as suas responsabilidades ambientais e acompanhá-los em seus compromissos de ecocidadãs.

O tema deste ano foi a preservação de oceanos e rios, e a luta contra microplásticos. A partir de dois eixos de atuação, escolares (7 a 18 anos) e jovens (18 a 26 anos), a iniciativa previa um cronograma de atividades ao longo de 2021 voltado para sensibilização, conscientização, formação e engajamento. Entre as ações, estavam programados encontros com especialistas, webinários, ateliês, palestras, exibição de documentários, exposições, mentorias e concursos.

Por Bárbara Ribeiro