Escola aproxima alunos da literatura com elementos do universo digital

Secretaria de Estado da Educação do ES

28.05.2019

Escola Estadual Geraldo Vargas Nogueira, no município de Colatina, inova ao trazer características do universo digital para as aulas de literatura. Em parceria com as disciplinas de artes e língua inglesa, foi proposto aos estudantes do 9º ano que, após a leitura de algumas obras literárias, que os alunos criassem “memes”, que retratassem o conteúdo dos textos.

Segundo a direção da Escola esta forma de comunicação apresenta uma intenção bem definida e possibilita ao aluno exercer sua capacidade de criar e de construir o seu conhecimento. Como o universo digital faz parte do mundo dos estudantes, as aulas se tornam ainda mais dinâmicas e atrativas.

A aluna Yasmim Zambaldi gostou da iniciativa. Ela afirma que com mensagens rápidas e um tom de humor, os memes saíram das redes sociais para conquistaram um novo espaço: a sala de aula. “Durante este projeto, tivemos a oportunidade de explorar a cultura digital tão presente em nosso meio, buscando fazer deste um aliado para se trabalhar os conceitos da disciplina”, afirmou. O diretor da escola, Marcelo Morello informou que usar mecanismos tão comumente utilizados pelos jovens como ferramentas didáticas aproxima mais os estudantes e é fundamental para a pedagogia escolar pensar nelas. “O meme articula a escrita, a leitura e a reflexão. Foge das técnicas de ler puramente textos escolares, suscitando compreensão de múltiplas funções sociais da leitura no aluno”, explicou.

Texto: Cícero Giuri