Escola Anisio Serrão de Carvalho é a melhor escola de Rondônia na Olimpíada Brasileira de Robótica

Educação Rondônia

10.09.2019

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Anisio Serrão de Carvalho, localizada em Pimenta Bueno, conquistou na última sexta-feira (6) o título de melhor escola da rede pública de Rondônia, na competição de 2019, da Olimpíada Brasileira de Robótica,  e diversas equipes conseguiram classificação entre os cinco primeiros lugares. Obtiveram classificação as equipes (4º lugar- Nível 1- Equipe Stars e 5º lugar – Nível 2 – Equipe Kirito), com os seus integrantes recebendo medalhas pela conquista obtida na acirrada competição.

A coordenadora Regional de Educação de Pimenta Bueno, professora Eliane Cristina Faria, parabenizou os vencedores da competição e os alunos das equipes classificadas, pois a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica, cujo objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. P

ossui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A Modalidade Prática é realizada através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas.

A Teórica acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2018 ocorreram mais de 156 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 4300 equipes competindo na modalidade prática no país.

É apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.


http://www.rondonia.ro.gov.br/escola-anisio-serrao-de-carvalho-e-a-melhor-escola-de-rondonia-na-olimpiada-brasileira-de-robotica/